[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária de Estado da Inclusão Social, Maria Luci Silva, participa nesta segunda feira, 3, em Brasília, da 94ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Na ocasião, serão discutidos: o sistema de desenvolvimento dos Centros de Referências de Assistência Social; a capacitação de conselheiros; a Pesquisa de Avaliação de Impacto do Benefício de Prestação Continuada para Idosos e Pessoas com Deficiência, dentre outras pautas.

A CIT é um espaço de articulação entre os gestores (federais, estaduais e municipais), que tem o objetivo de viabilizar a Política de Assistência Social, caracterizando-se como instância de negociação e pactuação dos aspectos operacionais da gestão do Sistema Descentralizado e Participativo da Assistência Social.

Compete à CIT pactuar estratégias para implantação e operacionalização do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e promover a articulação entre as três esferas de governo, de forma a otimizar a operacionalização das ações, entre outras atribuições.

“Essas reuniões são relevantes para que possamos discutir políticas públicas que alavancam a assistência social no país. Todos os eixos debatidos durante o encontro serão essenciais para melhorarmos as ações já executadas em Sergipe”, avalia a secretária Maria Luci Silva.

Fonseas

Já na terça-feira, 4, também em Brasília, a secretária Maria Luci participa do encontro do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas). O evento – que contará com a participação da nova ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes – terá como foco a apresentação institucional do Ministério, troca de informações e a atualização da agenda comum entre Estados e o MDS, com ênfase nas ações conjuntas para 2010.

“É preciso consolidar o que temos construído na área da assistência social ao longo desses últimos anos, e neste sentido, ressaltamos que é imprescindível a participação efetiva dos secretários estaduais nesta reunião para o fortalecimento e consolidação das políticas sociais”, destacou Eutália Barbosa Rodrigues, presidente do Fonseas.

A secretária Maria Luci Silva foi eleita, no final de março, para integrar a diretoria do Fórum, fazendo com que Sergipe passasse a ter – pela primeira vez – uma representante no Fonseas para discutir de forma efetiva as políticas públicas e temas como a destinação de recursos para a área social.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.