[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A vereadora Conceição Vieira, secretária de Assistência Social e Cidadania, está acompanhando de perto a reforma dos centros comunitários que estão sendo adaptados para serem transformados em Centros de Referência da Assistência à Criança, ao Adolescente e à Família, conforme previsto no Projeto Casa da Família, desenvolvido pelo Governo Federal. Ela visitou os Centros D. Luciano Cabral Duarte, no bairro Industrial, Augusto Arantes Savasine, do Japãozinho, o Risoleta Neves, no Alto da Jaqueira, e o Selma Bandeira, no Largo da Aparecida no Jabotiana.

Os centros de referência servirão para prestar assistência integral não somente às crianças e adolescentes incluídos nos projetos sociais desenvolvidos pela Prefeitura de Aracaju através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc), como também às famílias destes adolescentes. De acordo com o programa, pelo menos dois adultos, de preferência o pai e a mãe, receberão também assistência integral com projetos de geração de emprego e renda.

Serão criadas hortas comunitárias nestes centros, um meio de desenvolver a política de segurança alimentar para a comunidade do bairro e também de colher os produtos que serão incluídos na alimentação dos adolescentes assistidos. “Daqui a algumas semanas os próprios centros farão a colheita e os alimentos também serão levados pelas famílias assistidas na perspectiva interativa da política de assistência e segurança alimentar”, observa Conceição Vieira.

A área dos centros também será usada para execução de aulas práticas do curso de jardinagem oferecido pela Semasc à comunidade. “Desta forma estaremos contribuindo com a formação geral e da cidadania de nossos adolescentes e de suas famílias”, conceitua Conceição Vieira.

MORADIA CIDADÃ
Além dos centros de referência, Conceição Vieira também visitou algumas famílias atingidas pelas chuvas, especialmente das três casas que foram parcialmente destruídas. Tanto as obras que estão sendo executadas nos centros de referência quanto as obras de recuperação das casas que desabaram estão em fase avançada. “Se não ocorrer chuvas intensas, acreditamos que no mais tardar em oito dias as obras sejam concluídas”, diz a secretária.

A ação da Semasc tem deixado a comunidade satisfeita. O vigilante José Oliveira dos Santos, 72, comovido não encontrou palavras para agradecer a Prefeitura de Aracaju. Morador do bairro Coqueiral, ele viu parte de sua casa desabar e, com o apoio integral da Semasc, está reconstruindo a residência. Ele recebeu a visita de Conceição Vieira e agradeceu o apoio que recebe da Secretaria. “Graças a Deus, a Secretaria está me ajudando muito. A Secretaria está me dando uma boa atenção”, comentou.

Dentro do Projeto Moradia Cidadã, a Semasc está investindo algo em torno de R$ 30 mil para amenizar os problemas das famílias vítimas das enchentes que residem em Aracaju. Os recursos do próprio município estão sendo usados para pagamento dos aluguéis de casas, transferência das famílias e reconstrução das casas que parcialmente desabaram.

Para o exercício de 2004 a Semasc disponibilizará um orçamento de R$ 450 mil, através de parceria com a Caixa Econômica Federal, para reformar e fazer adaptações sanitárias de residências de pessoas carentes, de forma a assegurar à população condições dignas de moradia.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.