[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A solidariedade vai ser novamente a marca do Pré-Caju, evento transferido este ano para o espaço dos mercados municipais. A diferença desta vez é que toda a arrecadação de alimentos do projeto Alegria 100, Fome Zero, que vem com o slogan “Vai chover solidariedade”, vai ser destinada à população que ficou desabrigada e perdeu sua colheita por causa das recentes chuvas que caíram sobre o sertão sergipano. Os principais municípios beneficiados serão Porto da Folha, Poço Redondo e Monte Alegre.

A mudança na distribuição dos alimentos foi anunciada pelo prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, e pelo deputado estadual e representante da Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT), Fabiano Oliveira, durante a entrevista coletiva realizada na manhã de hoje, dia 27, no Palácio Ignácio Barbosa.

“Aracaju, como capital de todos os sergipanos, vai estar mobilizada para ajudar todos os irmãos sertanejos. Não é que a população da periferia da capital não precise dos alimentos, mas a nossa situação pode ser sanada com recursos da própria prefeitura”, assegurou Déda. A cidade foi a primeira do País a participar efetivamente do programa Fome Zero, lançado pelo Governo Federal no ano passado.

A partir do próximo sábado, dia 31, os ingressos das arquibancadas já poderão ser trocados no Mirante da 13 de Julho e na praça General Valadão em horário comercial (inclusive no domingo) e nos shoppings Riomar e Jardins. Os ingressos para os dias 5 e 8 (quinta e domingo) serão trocados por três quilos de alimento. Para os dias 6 e 7 (sexta e sábado) serão necessários cinco quilos. As quantidades serão as mesmas do ano passado e a capacidade diária das arquibancadas será de 2 mil foliões.

A arrecadação e distribuição dos alimentos serão feitas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) em parceria com a empresa Torre, que disponibilizou um caminhão para levar tudo o que for arrecadado para o sertão. O 28º Batalhão de Caçadores vai se responsabilizar mais uma vez pelo armazenamento de toda a comida até a sua distribuição.

O prefeito Marcelo Déda aproveitou ainda para pedir que a população contribua com alimentos variados para evitar o que aconteceu no ano passado, quando a maior quantidade de comida era massa de milho. “Precisamos trocar os pacotes de massa de milho por outros alimentos para completar as cestas básicas, mas há um prejuízo nessa troca porque para cada 3 quilos de massa de milho conseguíamos apenas um de feijão ou arroz, por exemplo”, explicou. “Por isso é importante solicitar da população que coopere com uma diversidade maior de alimentos, principalmente arroz, feijão, açúcar, café e leite em pó”, complementou.

As entidades sociais Instituto Lourival Fontes, Oratório de Bebé, Instituto e Creche Menino Jesus e a Ação Solidária Santo Antônio, todas localizadas em Aracaju, também serão beneficiadas com 10% doa valor de todos os kits de cortesia entregues pela ASBT. O dinheiro será depositado numa conta do Banco do Brasil, um dos apoiadores e patrocinadores da festa, juntamente com a Petrobrás, a Embratur, o Governo do Estado e a cervejaria Dias D’ávila.

“Estamos seguros e tranqüilos de que a Pré-Caju 2004 vai ser um grande sucesso e gostaria de agradecer o empenho do prefeito Marcelo Déda e sua equipe para apoiar a festa”, disse Fabiano Oliveira. De acordo com ele, além da importante arrecadação tributária para o município, 20 mil empregos diretos estão sendo gerados. A visibilidade gerada para Aracaju em nível nacionais se reflete ainda na ocupação dos hotéis, que já estão com 80% das vagas reservadas para o período da festa. Fabiano disse ainda que os foliões dos blocos serão estimulados a devolver seus abadás para distribuição com os sertanejos assim que o Pré-Caju 2004 for encerrado.

Participação das secretarias municipais

Além da Assistência Social, diversas secretarias municipais vão colaborar com o bom andamento do Pré-Caju. A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) vai fazer a limpeza de toda a área, a Guarda Municipal vai apoiar o trabalho da Polícia Militar, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai montar um mini-hospital para atendimento de urgência com o Serviço de Atendimento Municipal de Urgência (Samu) e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vai montar um esquema especial para os dias do evento.

Blocos da PMA

A criançada e os idosos atendidos pelos programas sociais da Prefeitura de Aracaju também vão participar da festa. O Bloco Cidade Criança vai sair com 1300 foliões, entre crianças e acompanhantes, e vai contar com o apoio do Gbarbosa, que fornecerá os lanches das crianças no início e no final do percurso. O Bloco da Melhor Idade terá mil participantes. As atrações para a garotada serão os cantores mirins sergipanos Maiara e Lucas Aribé e para os integrantes da chamada melhor idade o cantor Julinho Porradão.

Marcelo Déda aproveitou ainda para dizer que a abertura do Carnaju 2003 será realizada com a banda Maria Joaquina, encabeçada pelo cantor Serginho, antigo vocalista da banda Pimenta Nativa, que já ganhou por diversas vezes o título de bloco mais animado do Pré-Caju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.