[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Preparar o jovem para o mundo do trabalho e fazer com que ele desempenhe o seu papel de protagonista na sociedade: este é o principal objetivo do projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano. Executado pela Prefeitura de Aracaju, através da SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania -, o Agente Jovem existe desde o ano 2000 e trabalha com jovens carentes de 15 a 17 anos.
O projeto reintegra o jovem à sociedade fazendo com que ele tenha acesso ao sistema educacional. Além do mais propicia atividades que facilitam a sua entrada no mercado de trabalho. São beneficiados 100 jovens na cidade de Aracaju, 50 no bairro Santa Maria e os outros 50 no Porto Dantas. Eles recebem mensalmente uma bolsa de R$ 65 e vales transportes para visitarem instituições filantrópicas.
Dentre várias atividades desenvolvidas por profissionais do Serviço Social, no programa Agente Jovem, estão palestras para esclarecimentos de problemas atuais como por exemplo, drogas e dengue e cursos de informática para preparar os jovens para alguma atividade profissional.
“Esses jovens serão os multiplicadores da cidadania em suas comunidades. O aprendizado que eles recebem, através de todas as abordagens temáticas, pode ser levado para sua comunidade”, diz a chefe do Departamento da Criança e Adolescente, Maria Ilza Santos.
Para os jovens que desejam participar do projeto, os critérios para que sejam selecionados são estar na escola, ter a faixa etária entre 15 e 17 anos e que a renda familiar seja até 2 salários mínimos.
As pessoas que desejam colaborar para que esse projeto possa atender a um número maior de jovens, podem contribuir com o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. As doações, tanto de pessoas físicas como jurídicas, podem ser depositadas na Conta Corrente: 300046-5, Ag. 011, do Banese. Sendo que essas doações podem ser, depois, deduzidas do Imposto de Renda.
O projeto é desenvolvido no Centro Comunitário Integrado Berenice Campos, na rua Antônio dos Santos,468, no Porto Dantas, e o telefone é 215-5941 e na Paróquia Santa Cruz situada na avenida Principal, 773, no bairro Santa Maria. O telefone para mais informações é o da SMASC, 3179-3149.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.