[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Nos últimos meses, a Prefeitura de Aracaju entregou à população da cidade mais cinco unidades de saúde que beneficiam diretamente cerca de 85 mil usuários do SUS. Todas foram construídas ou reformadas com recursos da própria prefeitura através de convênios entre a SMS – Secretaria Municipal de Saúde – e a Emurb – Empresa Municipal de Obras e Urbanização.
O primeiro prédio entregue foi a Unidade de Saúde da Família Amélia Leite, no bairro Suissa, inaugurada na manhã do dia 20 de setembro. O espaço para o posto foi cedido pela Casa Maternal de mesmo nome e vai beneficiar cerca de 13 mil pessoas.
No mesmo dia, o prefeito Marcelo Déda inaugurou a unidade Dr. Onésimo Pinto, localizada no bairro Jardim Centenário. Além desta região, o posto abrange também aproximadamente 30 mil moradores dos bairros São Carlos, Maria do Carmo II e Nova Liberdade I e II, além do conjunto Assis Chateubriand (Bugio).
Todos os novos postos contam com uma estrutura similar e foram construídos em áreas que variam de 500 a 600m². Consultórios, salas de imunização, nebulização, odontologia, coleta e assistência social são alguns dos ambientes que compõem os prédios.
Dando continuidade ao processo de municipalização da saúde, foi inaugurado no dia 26 de setembro o 1º Cemar – Centro de Especialidades Médicas de Aracaju -, no bairro São José. A unidade já estava em funcionamento desde o dia 5 de agosto e tem capacidade para realizar 10 mil atendimentos mensais nas áreas de oftalmologia, dermatologia, reumatologia, homeopatia, dentre outras.
“Esta unidade é referência e exemplo de como se faz saúde em Aracaju. Estamos entregando equipamentos de primeira linha para os usuários do SUS”, disse o prefeito Marcelo Déda no dia da inauguração.
No dia 27 de setembro, a comunidade do Siqueira Campos recebeu a Unidade Básica de Saúde Edézio Vieira de Melo, que vem beneficiando uma média de 16 mil moradores daquele bairro, assim como do José Conrado de Araújo e adjacências.
As novas unidades de saúde foram solicitadas pelas comunidades durante as reuniões do Orçamento Participativo, realizadas no ano passado. Além dessas já entregues, a Prefeitura de Aracaju está concluindo novos postos nos bairros América, Palestina e conjunto Almirante Tamandaré.

Santa Maria
O exemplo mais recente do trabalho da PMA na área de saúde foi a entrega, no dia 28 de setembro, de um dos postos mais esperados pela população: o do bairro Santa Maria. Chamada de Prefeito Celso Augusto Daniel, a unidade está localizada no conjunto Padre Pedro, e está atendendo uma média de mais de 15 mil pessoas do SUS.
À exceção do Cemar, que se trata de um centro de especialidades, todas as unidades de saúde da PMA vão trabalhar com o PSF –Programa de Saúde da Família. As equipes são compostas de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, dentistas e agentes comunitários, responsáveis por visitar as famílias em suas casas para realizar inspeções e prestar esclarecimentos.
As próximas inaugurações previstas são das unidades de saúde dos bairros Coqueiral e América. Além do Centro de Especialidades e posto 24 horas do conjunto Augusto Franco.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.