[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está implementando uma série de ações para garantir o êxito da campanha de vacinação contra rubéola, que acontecerá entre os dias 9 de agosto e 12 de setembro. Uma delas é a capacitação de técnicos das áreas de Imunização, Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica de todo o Estado. Mais de 250 profissionais serão devidamente instruídos sobre o tema, através de oficinas que acontecerão nos dias 4, 9 e 10 de julho, no Hotel Celi, em Aracaju.

De acordo com a gerente de Imunizações do Estado, Sândala Oliveira, a ação se justifica pela complexidade da campanha. "Nossa meta é vacinar 687.593 pessoas entre 20 e 39 anos, o que corresponde a um terço da população sergipana. E o grande desafio desta vez é garantir também a vacinação dos homens, já que as estatísticas no país apontam um aumento expressivo de casos da doença em adultos do sexo masculino", explica, ao afirmar que as oficinas marcam o início da preparação dos municípios para a campanha.

Ela acrescenta que algumas estratégias estão sendo pensadas para que a meta seja cumprida. "A data de lançamento da campanha, por exemplo, coincide com o dia em que será ofertada a segunda dose da vacina contra poliomielite. Assim, quando os pais levarem seus filhos aos postos de saúde também poderão se vacinar contra rubéola e sarampo, pois a vacina que será aplicada nos adultos é dupla viral", frisa Sândala. O Estado receberá do Ministério da Saúde (MS) aproximadamente 700 mil doses que serão distribuídas entre os 75 municípios.

"Precisamos do empenho de todos os municípios para atingir 100% da cobertura vacinal. A participação de outros segmentos também é de suma importância, principalmente da imprensa, porque desta vez temos um interlocutor de difícil acesso. O público masculino, sobretudo nessa faixa etária, normalmente só procura os serviços de saúde diante de qualquer intercorrência. Sendo assim, precisamos buscar estratégias de comunicação específicas para conscientizá-los sobre a importância da vacina", pontua Sândala.

Mobilização

Na segunda-feira, 30 de junho, a Gerência de Imunizações da Secretaria reuniu representantes de diversas empresas e instituições para convidá-las a apoiar a campanha. A idéia é mobilizar não só os funcionários de cada uma delas, mas os usuários também. "Além da possibilidade de realizar um dia de vacinação para os servidores, elas podem emitir mensagens de alerta em faturas e contracheques. Todos podem ajudar muito. E o mais importante é que cada segmento atinge um público específico", diz Sândala.

Segundo a gerente, ainda está programada para o dia 15 de julho a realização de um seminário sobre a doença. "Aproximadamente 500 profissionais participarão deste evento, cujo propósito também é de sensibilizá-los sobre o tema. A rubéola e a síndrome de rubéola congênita (transmitida da mãe para o filho) podem desencadear uma série de problemas sociais", conclui.

Alto contágio

A rubéola é uma doença que apresenta alto contágio, pois é transmitida por um vírus. Ela tem como principais sintomas febre alta e manchas vermelhas na pele. A vacinação é a única maneira de se prevenir contra a doença. A maior preocupação quanto à transmissão está voltada para as mulheres gestantes, que podem contaminar o bebê, provocando má formação congênita como cardiopatias, cataratas e surdez, além de abortos e fetos natimortos. Em 2007, Sergipe registrou 11 casos confirmados laboratorialmente.

Veja abaixo a escala de participação dos municípios nas oficinas:

4 de julho (sexta-feira)

Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Tobias Barreto, Simão Dias, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora da Glória, Itabaianinha, Umbaúba, Porto da Folha, Poço Verde, Nossa Senhora das Dores, Laranjeiras, Itaporanga D’Ajuda, Capela, Boquim, Canindé do São Francisco e Poço Redondo.

9 de julho (quarta-feira)

Carira, Areia Branca, Campo do Brito, Cristinápolis, Maruim, Ribeirópolis, Japaratuba, Indiaroba, Japoatã, Santa Luzia do Itanhy, Tomar do Geru, Frei Paulo, Malhador, Monte Alegre de Sergipe, Arauá, Gararu, Moita Bonita, Pacatuba, Carmópolis, Santo Amaro das Brotas, São Domingos, Ilha das Flores, Riachuelo, Pirambu, Salgado, Riachão e Neópolis.

10 de julho (quinta-feira)

Nossa Senhora Aparecida, Pedrinhas, Brejo Grande, Muribeca, Rosário do Catete, Siriri, Macambira, Nossa Senhora de Lourdes, Santana do São Francisco, Cedro de São José, Feira Nova, Graccho Cardoso, Itabi, Pinhão, Canhoba, Cumbe, Divina Pastora, Malhada dos Bois, Santa Rosa de Lima, São Miguel do Aleixo, Amparo do São Francisco, General Maynard, Pedra Mole, São Francisco, Telha, Propriá e Aquidabã.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.