[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) contabilizou 542 atendimentos à população durante os festejos juninos 2007. O balanço divulgado pelo Serviço na manhã desta terça-feira, 1º de julho, mostra que no posto médico avançado montado no Arraiá do Povo, em Aracaju, foram atendidas 236 pessoas, enquanto no interior o número de pacientes chegou a 306. Além do Samu, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou das festas com ações educativas do Programa DST/AIDS e da coordenação de Vigilância Sanitária.

"Em todas as cidades com programação oficial do Governo do Estado em parceria com as prefeituras, montamos a estrutura do Samu de acordo com o volume de participação do público. A Vigilância Sanitária orientou os municípios e promoveu ações com panfletos informativos e fiscalização do comércio de alimentos na Orla, e o programa DST/AIDS entregou milhares de preservativos nas casas da Prevenção", disse o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho.

Em Aracaju, o Serviço de Urgência alcançou 93% de resolutividade no local da festa. "Somente 17 pacientes foram removidos para hospitais da capital", explicou Conceição Mendonça, coordenadora de Enfermagem do Samu, ao detalhar que 199 atendimentos foram prestados a pacientes clínicos com gripes, dor de cabeça e abuso de bebida alcoólica, e apenas 37 pessoas apresentaram algum tipo de trauma, sem muita gravidade.

Além do posto médico no Arraiá do Povo, uma Viatura de Intervenção Rápida (VIR), conhecida como trem-de-socorro, uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que funciona como UTI Móvel, fizeram parte da estrutura do Samu em Aracaju. "Nas noites de maior participação, estiveram presentes 25 profissionais do Samu Sergipe entre médicos, enfermeiros, auxiliares, técnicos de enfermagem, condutores e mais 10 profissionais de sobreaviso para quaisquer intercorrências", informou Conceição.

O Samu 192 Sergipe disponibilizou equipes e viaturas extras também em Areia Branca, Estância, Rosário do Catete, Umbaúba, Canindé do São Francisco, Itabaiana, Capela, Itaporanga D’Ajuda, Propriá, Ribeirópolis e outros municípios que receberam um grande público no período. O Samu atuou com profissionais preparados e Unidades de Suporte Avançado (USA), Suporte Básico (USB) e Veículos de Intervenção Rápida (VIR). "Prestamos 306 atendimentos em 16 municípios e fizemos 70 remoções para os hospitais regionais", afirmou Conceição.

Educação em Saúde

Para divulgar as ações de saúde e cuidados na hora de consumir alimentos e bebidas, a Secretaria de Estado da Saúde distribuiu dez mil panfletos sobre alimentação segura, que foram entregues pela Vigilância Sanitária Estadual no Arraiá do Povo, em Aracaju.

Todos os municípios sergipanos receberam apoio da SES com a distribuição de material educativo sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS. Ao todo, foram disponibilizadas 100 mil bandeirolas, 50 mil panfletos, três mil cartazes, 100 banners, 2,5 mil camisetas para profissionais e cerca de 55 mil preservativos. Outros 20 mil panfletos com dicas de como evitar e tratar queimaduras também foram entregues à população.

Artesanato

O grupo Mamafest, formado por 45 pacientes da Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), também participou da festa na capital vendendo os produtos artesanais que confeccionam como bordados, pintura em tecido, em seda, macramê, tapeçaria, toalhas, panos de prato, conjuntos de cozinha, de banheiro, luvas e seca-mãos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.