[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) iniciou na manhã dessa segunda-feira, 1º, a Oficina de Formulação do Plano de Ação do programa S.O.S. Emergências no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). O encontro reuniu representantes do Ministério da Saúde (MS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da gestão Estadual e os gerentes do Huse.

“Essa ação representa uma nova etapa desse processo de implantação. Já concluímos o diagnóstico situacional do Pronto Socorro (PS) e, ao longo desses dois dias, traçaremos as estratégias e metas que serão aplicadas na porta de entrada do hospital”, disse o apoiador do MS em Sergipe para o programa, Denison Pereira.

Durante a abertura da oficina, a secretária Joélia Silva falou sobre o projeto e destacou a necessidade de potencializar a ação através do compromisso e parceria da gestão, dos trabalhadores e dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Precisamos ter envolvimento e comprometimento, do ponto de vista humanitário, para que esse projeto traga os resultados esperados. O maior foco é promover uma nova proposta assistencial”, afirmou.

De acordo com a apoiadora matricial do MS, Carolina Trancoso, o projeto aperfeiçoará os recursos já existentes para melhorar o atendimento de urgência e emergência de cada região. “Em Sergipe, o Huse é a unidade de saúde mais importante e que atende a maior demanda. “Por isso, os esforços iniciais foram feitos nele. Nessa etapa, iremos apoiar e provocar as discussões. Além disso, faremos a interlocução entre as demandas locais com o Ministério e os projetos agregados ao S.O.S Emergências”, garantiu.

Para a coordenadora do núcleo de acesso e qualidade do hospital (NAQH), Jurema Mércia, a expectativa para a implantação total do programa no Huse aumenta a cada dia. “Esse é um momento estratégico o qual desenvolvemos ações que serão aplicadas no Huse. Pretendemos sair dessa etapa com o plano de ação pronto e com as diretrizes contundentes para que todos esses anseios se concretizem. Estamos empenhados e entusiasmados para que esse momento seja muito produtivo e traga os resultados esperados para a rede”,  contou.

No dia 19 de abril o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará em Sergipe para acompanhar a implantação da porta de emergência do Huse no Programa S.O.S Emergência, que será monitorada pelo gabinete da Presidência da República.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.