[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, realizou a abertura do Seminário de Integração de prefeitos e secretários da Saúde dos municípios. O evento, que aconteceu durante toda essa sexta-feira, 1º, no Hotel Del Canto, na Farolândia, em Aracaju, contou com a participação de representantes, entre secretários e gestores da Saúde de 58 municípios do Estado. 

O encontro, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem a proposta de recepcionar os novos gestores dos municípios sergipanos, para apresentar os programas desenvolvidos através da SES, assim como explicar o funcionamento de todo o SUS no Estado. Logo início do Seminário, a secretária Joélia Silva realizou uma cerimônia simbólica de entrega de 1.086 computadores, impressoras, estabilizadores aos 75 municípios, que têm unidades de Saúde registradas no Sistema de Cadastramento Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Scnes).

Além da secretária de Estado da Saúde, fizeram parte da mesa de abertura do evento, o diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde, Marcelo Vieira, o diretor de Atenção Integral à Saúde, João Lima, o prefeito de Tobias Barreto, Adilson Santos e o ex-prefeito de Poço Verde e presidente da Associação dos prefeitos do Centro-Sul, Antônio Dórea, o ‘Tonho de Dorinha’.

“O Seminário de Integração, na verdade é um momento de acolhimento, para prefeitos e secretários. Estamos à disposição para esclarecer a política de Saúde e a evolução do Contrato de Ação Pública e o que isso representa para os municípios. O prefeito tem de entender que o secretário da Saúde não é responsável apenas pelos munícipes, mas ele transcende a isso, principalmente quando é de uma regional de Saúde, pois ele tem que ofertar serviços ao seu próprio município e aos demais que atendem à região. Por isso, estamos colocando à disposição, todas as diretorias,  coordenações e gerências da SES. É uma forma de promover maior aproximação para que os municípios possam tirar dúvidas, entrar em contato e perguntar para que, de fato, eles tenham um apoio institucional efetivado dentro dos seus territórios”, explicou a secretária Joélia Silva.

O diretor geral da FHS, Marcelo Vieira, falou sobre o momento de renovação dos gestores municipais de Saúde. “Estamos fazendo um diagnóstico para cada unidade ou serviço que administramos. Estou muito esperançoso, pois neste ano de 2013 vamos fazer mudanças e melhorias significativas que vão marcar a Reforma Sanitária do SUS em Sergipe”, apontou.
Para o presidente do Conselho de Secretários dos Municípios de Sergipe (COSEMS), Saulo Eloy Filho, o principal desafio da SES é estreitar a relação dos municípios com a Secretaria Estadual e o Ministério da Saúde.

“Percebo essa necessidade de alinhamento nas normas que o Ministério da Saúde vem preconizando e o Estado, por sua vez, conduzindo conosco e trazendo, a essa regra, os novos prefeitos e os seus gestores de Saúde. Espero que, de forma articulada, nós possamos conduzir com mais eficiência e percebendo os limites e as nossas responsabilidades dentro do SUS no Estado. Por isso, quero parabenizar a conduta da secretária Joélia Silva”, falou.

O prefeito de Tobias Barreto, Adilson Santos, destacou a iniciativa de aproximação dos municípios com as referências técnicas da SES. “Estive no último encontro dos prefeitos, em Brasília, com a presença da presidenta Dilma, que apresentou todos os gestores dos ministérios aos prefeitos. Percebo aqui, neste encontro, a mesma atitude da secretária Joélia, que deixou à disposição toda a equipe da SES. Essa atitude nos deixa mais confiantes no seu trabalho e dedicação à frente da pasta estadual”, comentou.

Programação

A programação do Seminário incluiu palestras da secretária Estadual da Saúde e de diretores e responsáveis por áreas técnicas da Secretaria. Durante a palestra, Joélia Silva Santos abordou temas de fundamental importância para o Sistema Único de Saúde em Sergipe, a exemplo das Clínicas de Saúde da Família. “O Governo de Sergipe criou um modelo de Clínicas de Saúde da Família, com a construção de 102 unidades em todos os municípios sergipanos, das quais já foram entregues 64. Inclusive, esse modelo foi legitimado pelo Ministério da Saúde para que eles copiassem e passassem a disponibilizar o modelo de Clínicas de Saúde da Família criado em nosso estado, Brasil afora. Por isso, temos que deixar todos os municípios a par da situação de suas clínicas e informar sobre os projetos das clínicas que ainda não foram entregues, percentual de andamento das obras, além de termos aditivos para algumas obras que estão com a sua programação de vigência em andamento. Um exemplo de iniciativa importante que temos aqui é informar aos municípios que a presidenta Dilma Rousseff informou, no início de fevereiro, que o PAC traz em seu projeto, a construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde. Como o prazo para o que os municípios façam a adesão para que possam ser contemplados com essa reforma vai até o dia 30 de março, nós estamos aproveitando para dizer a eles como captar esses recursos”, disse.

O diretor de Atenção Integral à Saúde, João Lima Júnior, falou sobre o funcionamento de programas realizados pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado junto aos  municípios. “Precisamos informar e discutir aqui com os municípios a adesão e participação em estratégias prioritárias como o PMAQ, Requalifica – SUS, e destacar o sucesso do PROVAB 2013, pois de 20 municípios inscritos no ano passado, tivemos neste ano, 41 inscritos. Tenham a certeza que essas conquistas tem um alinhamento exitoso da secretária Joélia”, destacou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.