[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou na manhã desta sexta-feira, 1º,  a última reunião,  de uma série  que teve inicio no dia 25 de fevereiro,   com secretários municipais de Educação e coordenadores municipais de Educação de Jovem e Adultos (EJA) para informar todos os procedimentos para a adesão ao Programa Sergipe Alfabetizado. Também foi explicada a estrutura e funcionamento do programa; processo seletivo de alfabetizadores e coordenadores de turmas para o exercício 2013.
 
O encontro foi realizado na sala de reunião da Seed, com a participação de representantes das diretorias regionais de  escolas da Grande Aracaju (DRE 8) e da regional sediada em Nossa Senhora das Dores (DRE 5).
 
O professor Genivaldo Martires, diretor do Sergipe Alfabetizado, informou que a chamada pública visa selecionar alfabetizadores e coordenadores para as turmas que serão formadas este ano. “Durante esta semana mantivemos contato com todos os municípios inscritos no programa, sendo esta a última reunião. Nossa meta é mobilizar os municípios para cadastrarmos este ano 30 mil pessoas para os devidos encaminhamentos do Sergipe Alfabetizado”, explicou o diretor.
 
Para o secretário de Educação de Cumbe, professor Paulo Leite, o Sergipe Alfabetizado tem dado bons resultados em seu município. “Queremos reduzir o índice de analfabetismo em nosso município e garantir o direito à educação a todos. A adesão ao Sergipe Alfabetizado e a parceria entre municípios e estado são fundamentais para alcançarmos esse objetivo”, declarou.
 
Essa também é a opinião da professora Jeovanice Santana, coordenadora do Sergipe Alfabetizado de São Cristóvão. “O programa tem demonstrado eficiência, pois os alunos inscritos são preparados para ingressarem EJA que aumentou muito o número de matriculados no município. É gratificante saber que estamos contribuindo para que cada vez mais pessoas possam concluir a educação básica em Sergipe”, revelou a professora.
 
A coordenadora do Sergipe Alfabetizado pela DRE 5, professora Cláudia Figueiredo, destacou que o programa resgata uma dívida com as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na infância e juventude. “As universidades preparam o professora para educar crianças em fase escolar. O que torna o Sergipe Alfabetizado especial é sua política pública diferenciada que possibilita o adulto a aprender a ler, independentemente de sua idade, e regressar a escola com chances de concluir o ensino médio e até ingressar em um curso superior”, destacou a professora.
 
Sergipe Alfabetizado
 
Desde que foi instituído pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação, o programa já alfabetizou mais de 190 mil pessoas acima dos 15 anos. O Sergipe Alfabetizado está em consonância com o Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, e tem como meta iniciar o processo de alfabetização de jovens e adultos para erradicar o analfabetismo no Brasil.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.