[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text] 

Coordenadores e gerentes do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) participaram nesta quarta-feira, 27, no auditório do Hotel Aquarius, em Aracaju, de mais um módulo do curso de capacitação em gestão hospitalar promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para discutir temas relacionados às políticas de qualidade e à formação de equipes de alta performance em saúde.

Este foi o 9o encontro entre os profissionais do HUSE e a equipe de consultores especialistas em gestão hospitalar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com a qual a SES firmou convênio de cooperação para realizar o curso. A instituição paulista é considerada atualmente um dos centros de excelência na formação e titulação de profissionais na área da saúde no Brasil.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, a capacitação é de fundamental importância, haja vista a análise do curto histórico de administração hospitalar no Estado de Sergipe. "Com o decorrer dos anos, não se criou uma cultura e uma consciência acerca da administração hospitalar aqui no Estado, que é uma coisa séria e necessária", salientou, ao lembrar a escassez de profissionais habilitados nesta área de gestão em Sergipe.

Para Rogério, a capacitação de profissionais que integram toda as coordenações e gerências da unidade e, portanto, sua cadeia produtiva completa, tem possibilitado à gestão mudar o histórico de atendimentos na instituição de saúde, até então estagnado na falta de novas perspectivas e estudos para melhoramento.

Entre os exemplos de medidas administrativas recentemente adotadas pelo HUSE, o secretário aponta a extinção de leitos extras pelos corredores do hospital e o incremento no número de cirurgias realizadas no HUSE. "E esses resultados nós temos alcançado com o treinamento ainda em andamento", enfatizou.

Experiência

Para o diretor-geral do HUSE, Josias Dantas Passos, de nada adianta promover ciclos de capacitações e atualizações em gestão hospitalar se o conhecimento estiver concentrado apenas na equipe administrativa. Para ele é necessário democratizar as informações, já que suas aplicações práticas estão condicionadas ao trabalho dos profissionais que atuam cotidianamente na prestação de serviços de saúde no hospital.

"A capacitação tem permitido um momento singular na nossa troca de experiências, na medida em que profissionais de setores diferentes, e que muitas vezes sequer interagem, passam a discutir sobre um mesmo problema e a buscar soluções em conjunto", comenta Fátima Bastos, gerente de humanização do HUSE.

Além da participação de profissionais de todos os setores do hospital, a metodologia utilizada pelos consultores está pautada em estudos de casos analisados a partir da vivência deles dentro da unidade. De acordo com Silvana Rossi, uma das consultoras da capacitação, o curso tem superado as expectativas porque tem resultados práticos.

"Este é um curso cuja principal contribuição está na aplicação imediata dos saberes discutidos em sala de aula na prática cotidiana dos serviços prestados pelo HUSE. Desta forma, estamos apoiando o próprio processo de intervenção que vem ocorrendo em diversas áreas nos últimos meses", explica Silvana Rossi.

Capacitação

O ciclo de capacitações em gestão hospitalar é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado para estruturar e qualificar os serviços hospitalares de saúde em sergipe. A atividade teve início em outubro de 2007 e está dividida em módulos com aulas quinzenais. A previsão é de que o curso prossiga até o final de maio.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.