Saúde realiza curso básico de Vigilância Epidemiológica
Na manhã desta segunda-feira, 2, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início ao Curso Básico de Vigilância Epidemiológica, que reúne 30 profissionais da Atenção Básica e da Vigilância Epidemiológica. O curso, que acontece até a próxima sexta-feira, 6, no Hotel Celi, em Aracaju, vai discutir o fortalecimento do sistema de vigilância em saúde. A capacitação conta com a presença dos facilitadores do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
"Estamos capacitando esses profissionais para que eles possam utilizar o referencial epidemiológico na análise de situações e no planejamento das ações. A intenção também é que eles se tornem multiplicadores no processo, já que num segundo momento vão repassar esses conhecimentos para os profissionais dos municípios", disse Vandriana Nóbrega, técnica da Vigilância Epidemiológica da SES.
O técnico Ailton Domício, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, frisou a importância da atividade, ao destacar que a metodologia é o grande diferencial do curso. "Através de relatos, estudo de casos e dinâmicas de grupo, vamos utilizar a vivência de cada servidor para discutir a vigilância epidemiológica. Trago minha experiência, mas trabalho com as particularidades de cada lugar", explicou Domício.
Para a técnica Eliane Nascimento, que há 19 anos atua na Vigilância Epidemiológica da SES, a capacitação será oportuna não só para aprimorar o conhecimento que já possui, mas para atualizar também alguns conceitos sobre o tema. "Uma característica importante da epidemiologia é o fato de ser uma ciência dinâmica, ou seja, que tem sempre novidades. Por isso tenho certeza que esse curso vai enriquecer bastante nosso trabalho", comentou Eliane.
A epidemiologia estuda o processo saúde-doença, sua distribuição e seus determinantes em grupos humanos. Os princípios e métodos são largamente utilizados na prática de trabalho em saúde pública com o objetivo de orientar a tomada de decisões, o planejamento, a programação, a normatização e a execução das ações de saúde. Na SES, a Vigilância Epidemiológica está dividida entre a coordenadoria central e cinco gerências específicas de Imunizações: Antrozoonoses, Doenças Transmissíveis, Doenças e Agravos Não-Transmissíveis, de Informação e Saúde.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde realiza curso básico de Vigilância Epidemiológica – Foto: Márcio Garcez/Saúde