[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Sergipanos e turistas participaram neste sábado, 30 de junho, da última noite de festejos juninos do Estado com a tradicional festa de São Pedro em Capela, município distante 67 quilômetros de Aracaju. Acompanhado do prefeito da cidade, Manoel Messias dos Santos, o Sukita, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, compartilhou com o público a animação dos shows das bandas Calcinha Preta, Naurêa e do cantor Zé Ramalho. As três atrações lotaram a Praça do Amparo, que ficou pequena para tanta alegria. A folia continua neste domingo, 1º, com a tradicional queima do mastro, tradição que comemora, neste ano, 68 anos.

"Esta festa faz da Capela o melhor São Pedro do país e mostra como foi certo o Governo do Estado ter apoiado a reconstrução do São João e do São Pedro no interior do Estado. Para mim, é uma alegria imensa ter ajudado, em parceria com as prefeituras, a resgatar a tradição de nossa gente em Estância, Areia Branca, Muribeca e Capela", disse o governador.

As quatro cidades do interior sergipano foram escolhidas como âncoras, assim como Aracaju, para criar um roteiro turístico, resgatar a cultura dos festejos juninos e dinamizar a economia durante o mês de junho. Com a revitalização, o Estado virou um grande palco para que bandas nacionais, cantores locais, artesãos, quadrilhas, fogueteiros e forrozeiros caíssem no arrasta-pé nos 33 municípios patrocinados pelo Governo do Estado, em parceria com o Banese.

Para o prefeito de Capela, o apoio foi fundamental para que, este ano, o São Pedro do município de mais de 30 mil habitantes voltasse a esquentar o forrobodó de tradição mais famoso da região.

"O Estado deu toda a estrutura e a logística que precisávamos para divulgar e realizar o evento. O resultado disso é que, este ano, tivemos um aumento de público de 20%", avaliou Sukita.

Bacamartes

Neste domingo, 1º de julho, famílias inteiras de capelenses e visitantes vão às ruas para ver o espetáculo de bacamartes e o cortejo que se espalha pela cidade por conta da Festa do Mastro. Criada em 1939 pelo morador João Nelson de Melo, o ritual começa no dia 31 de maio, quando o grupo folclórico da Sarandaia sai pelas ruas para acordar São João e pedir prêmios para serem pendurados no mastro, que é arrancado na festa de São Pedro. A festa termina com uma grande guerra de busca-pés, em homenagem ao santo.

Participaram da visita à festa na noite deste sábado, 30, o vice-governador Belivaldo Chagas, o senador Antônio Carlos Valadares, os deputados federais
Jackson Barreto e Valadares Filho, além do prefeito de Simão Dias, José Valadares, e da prefeita de Ribeirópolis, Evannira do Nascimento Barreto.
 
Também estiveram presentes o secretário de Governo da Prefeitura de Aracaju, Sílvio Santos, a superintendente da Fundação Aperipê, Indira Amaral, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Márcio Macêdo, e o chefe do Gabinete Militar, tenente-coronel Carlos Augusto Lima Bispo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.