[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já está se preparando para atuar durante o Projeto Verão 2007. Durante todos os dias do evento, as equipes da Coordenação Municipal de DST/Aids, da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 – Aracaju) estarão presentes para garantir uma festa mais saudável e segura.

Durante as noites de apresentações musicais, um mini-hospital composto de 10 leitos, sendo um de UTI, garantirá atendimento para os casos de urgência e emergência. Uma ambulância de suporte básico dará cobertura durante o dia aos eventos esportivos. Só do Samu, serão 25 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores trabalhando por noite. Além disso, a base fixa do Samu – 192 Aracaju estará com um canal prioritário aberto aos demais bairros onde acontecem as competições e conta ainda com o apoio técnico do Hospital Municipal da Zona Sul Des Fernando Franco.

A Coordenação Municipal de DST/Aids estará mais uma vez presente com o Ponto da Prevenção. Este ano, o ponto será fixado num local mais visível durante os quatro dias de festa, de modo a facilitar o acesso das pessoas. Três profissionais estarão trabalhando por noite, disponibilizando preservativos e materiais informativos abordando assuntos relacionados às doenças sexualmente transmissíveis. Serão distribuídos ao todo 16 mil preservativos.

A Covisa também já está preparada. De acordo com o coordenador do órgão, Pádua Pombo, a atuação dos fiscais estará voltada a minimizar ao máximo qualquer ocorrência negativa com relação ao consumo de alimentos indevidos na festa. Ele informa ainda que o foco prioritário de atuação dos ficais estará na utilização do gelo, na manipulação e acondicionamento dos alimentos de um modo geral e na higiene pessoal do comerciante.

“Trabalharemos com a mesma lógica que trabalhamos nos demais grandes eventos que acontecem no município, a exemplo do Pré-Caju, Carnaju e Forró Caju. Como os comerciantes já são conhecidos dessas festas, acredito que não teremos grandes dificuldades, já que grande número deles já passou por nossas capacitações”, informa Pádua. Por noite, quatro fiscais da Covisa, sendo três de alimentos e um de meio-ambiente, percorrerão os pontos de venda da festa, passando orientações e apreendendo produtos que estejam indevidos ao consumo humano.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.