[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Promover saúde a partir da prevenção e da educação. Foi com essa proposta que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa Municipal de DST/Aids, encerrou na manhã de hoje, 19, a primeira etapa das ações de prevenção no Presídio Feminino de Aracaju. O grupo teatral do Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps) da SMS foi o encarregado de fazer a animação com uma esquete abordando os riscos e os modos de prevenção contra as DST e Aids.

O trabalho foi iniciado na primeira semana de setembro com ciclos de palestras abordando vários temas como vulnerabilidade, drogas, DST/Aids e saúde da mulher. Através das palestras as internas aprenderam a forma correta de se prevenir contra o Câncer do Colo do Útero, como identificar o Câncer de Mama, a idéia de redução de danos, entre outros. A peça teatral foi uma das dinâmicas encontradas pela SMS para que a mensagem fosse melhor apreendida, sempre com a discussão de formas viáveis de prevenção à essas doenças.

“Hoje nós estaremos fazendo uma avaliação das ações até aqui desenvolvidas durante o ciclo de palestras. A próxima etapa é fazermos as coletas para exames de DST/Aids, que foi inclusive uma reivindicação das próprias internas”, explica a técnica em educação e saúde do programa de DST/Aids, Jô Oliveira.

A proposta, conforme explica Jô, é levar informação de prevenção e educação em saúde para aquele público, já que se trata de pessoas que foram privadas de sua liberdade e que precisam de orientação e acompanhamento.

A diretora do presídio feminino, Mônica Soares, também destacou a importância de iniciativas como esta. “A intensão é de minimizar a ociosidade e trazer conhecimento, até por que elas estão privadas da liberdade. É preciso que haja uma iniciativa que parta da sociedade para dentro”, explica.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.