[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Em pouco mais de cinco anos de atuação, com a implantação do projeto ´Saúde Todo Dia´, a Rede de Atenção à Saúde da Família do município de Aracaju vem conseguindo resultados significativos no acompanhamento da população. Com uma filosofia pautada nas necessidades dos usuários, a saúde municipal reestruturou toda rede e hoje disponibiliza para população um serviço humanizado, com unidades modernas e confortáveis e uma tecnologia de acesso que permite acolher 100% dos casos na unidade.

Com a reestruturação da Rede de Atenção Básica, todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município passaram por reformas, ampliação e adequação. Outras 13 foram construídas, sendo que nove delas nem sequer existiam. Hoje, todas as USF do município possuem a mesma estrutura física, dentro de um padrão de ambiência humanizada e cidadã, passando a contar com todos os critérios de logística da SMS: sala de espera ampla, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, sala de vacina, sala de observação equipada para situações de urgência, sala de coleta, sala de nebulização (aerosol), ala de procedimentos e de atendimento individual, espaço para reunião e sistema de esterilização de acordo com as normas da Vigilância Sanitária.

Em 2000 somente 49 ESF atuavam no município e suas ações estavam restritas a uma cobertura de apenas 32% da população. Atualmente são 129 Equipes de Saúde da Família (ESF), compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares, dentistas, agentes comunitários de saúde e mais um diferencial que em nenhum outro município do país existe: a presença de assistentes sociais e pediatras compondo as equipes, possibilitando assim ao município uma cobertura de 89% da população.

Acolhimento

Partindo de uma concepção de que serviço de saúde não é exclusivamente para curar determinada doença, o serviço se propõe a oferecer um atendimento mais confortável e humanizado à população, visando como objeto de trabalho não a doença, mas as necessidades individuais de cada usuário.

Concebido como um procedimento de escuta qualificada, o acolhimento prioriza o atendimento dos usuários segundo suas queixas. Mediante o serviço, são priorizados os casos que necessitam de mais atenção, casos de maior urgência, possibilitando, desta forma, que aqueles que se encontram em maior estado de risco possam ser atendidos primeiro.

A filosofia do acolhimento adotada em todas unidades de saúde de Aracaju fez com que a Saúde Municipal acabasse com aquelas incômodas filas nas portas das unidades, sendo substituídas por uma tecnologia que se concentra na necessidade do usuário. Hoje todos que chegam a qualquer unidade do município são acolhidos. “Com a implantação desta nova tecnologia, agora não há mais a necessidade do usuário acordar às cinco horas da manhã para conseguir uma ficha. O acolhimento inicia às 7 horas e todas as pessoas serão atendidas”, garante a enfermeira da Unidade Joaldo Barbosa, Joseane Cruz.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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