[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A programação foi divulgada e o Forró-Caju 2007 se aproxima. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já está se organizando para um dos maiores eventos ao ar livre do Brasil. O objetivo é prover uma infra-estrutura capaz de garantir a tranqüilidade e segurança relacionada à saúde dos forrozeiros, durante os 15 dias de festa.

Para a consolidação do compromisso da SMS com a sociedade aracajuana, entrarão em ação a Coordenação da Vigilância Sanitária (Covisa), o programa DST/Aids do município e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – 192 Aracaju). Desse modo, a SMS contribuirá para o sucesso do evento que é marco no calendário festivo da capital sergipana.

Samu – 192 Aracaju

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) montará um mini-hospital composto por sala de observação, unidade de estabilização, sala de repouso, almoxarifado e farmácia. Dando suporte a essa estrutura, serão montados uma unidade avançada, duas básicas e um carro rápido para eventuais transferências de casos mais graves.

Integração: esse é o modelo por meio do qual a SMS pretende trabalhar. Além da base descentralizada do SAMU no Forró-Caju, as urgências dos hospitais São José, Desembargador Fernando Franco e Dr. Nestor Piva estarão com equipes em plantão nos dias do evento.

Ao todo, serão cerca de 80 profissionais de saúde que farão a cobertura da área interna e imediações do Forró-Caju 2007. Eles estarão devidamente uniformizados com camisa padronizada. Desse modo, poderão ser facilmente identificados.

De acordo com o coordenador municipal da Rede de Urgência e Emergência, Marcos Aurélio Fonseca, “toda essa infra-estrutura objetiva prestar assistência e atendimento sistematizado às urgências e emergências, garantindo cuidados médicos a todos que forem à praça do Mercado Municipal”.

Covisa

A Vigilância Sanitária montará um posto com equipes prontas para fiscalizar e garantir a higiene do local. As barracas de comida que venderão no Forró-Caju serão alertadas para manter o bom acondicionamento dos produtos e do próprio estabelecimento. Nesse contexto, quem descumprir as regras e colocar em risco a saúde da população, será punido.

Não só os alimentos, mas outras estruturas do “arraial ao céu aberto” serão monitoradas. “Também nos preocuparemos com a questão dos banheiros, fiscalizando se estão devidamente limpos e onde estão sendo jogados os dejetos”, informa a secretária do Departamento de Meio Ambiente da Covisa, Maria José dos Santos.

DST/Aids

Não podia ser diferente. Presença marcante em todos os eventos de grande porte de Aracaju, o programa DST/Aids também será representado no Forró-Caju deste ano. O programa marcará presença por meio do Ponto da Prevenção, que fará distribuição preservativos e panfletos informativos, durante todos os dias da festa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.