Saúde Municipal capacita profissionais da atenção básica contra a violência intrafamiliar
A capacitação passa pelo seu segundo momento, onde o público alvo desta vez são os trabalhadores que atuam nas unidades de saúde da família (USF). No primeiro momento a capacitação se dirigiu a um público de aproximadamente 100 pessoas, entre gestores da SMS, representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e representantes de instituições parceiras como o Ministério Público Estadual (MPE), Delegacia de Grupos Vulneráveis, Delegacia Especializada da Mulher, Conselho de Direitos da Criança, Conselho de Idoso, União Brasileira das Mulheres, entre outros. Agora é a vez de todos os profissionais que atuam na rede de Atenção Básica, entre eles, médicos, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais e administrativos serem capacitados.
De acordo com a coordenadora do programa Saúde da Mulher, Sayonara Carvalho, a proposta inicial da SMS foi de capacitar os gestores sobre o assunto para que eles se sensibilizem com o tema e criem condições para o apoio às equipes na prevenção da violência e para o cuidado às suas vítimas. Sayonara explica ainda que essa é a primeira vez que a violência intrafamiliar é tratada em oficinas de capacitação para profissionais da Saúde Municipal.
“O objetivo da capacitação é de sensibilizar os profissionais da saúde sobre a importância deles no atendimento às pessoas que sofrem com algum tipo de violência, que está sempre presente quando se trata no convívio entre pessoas”, alerta a coordenadora da capacitação, Yara Verônica Couto. De acordo com a coordenadora, na capacitação estão sendo discutidas as mais variadas formas para o apoio e prevenção das pessoas vítimas da violência, através de situações do cotidiano, palestras e discussão em sala para a criação de meios para amenizar o problema.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Saúde Municipal capacita profissionais da atenção básica contra a violência intrafamiliar – Fotos: Ascom/SMS