[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Endemias, reuniu na manhã desta quarta-feira, 27, no auditório do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), 11 municípios das sete regiões de Saúde do Estado que receberão a Brigada Estadual Itinerante de combate à dengue no próximo mês. O objetivo da reunião é pactuar ações entre os profissionais da Brigada e agentes de endemias dos municípios.

Os municípios que receberão apoio da Brigada Estadual Itinerante são: Itabaianinha, Lagarto, Siriri, Cumbe, Pedra Mole, Boquim, Tomar do Geru, Aquidabã, Poço Verde, Japoatã e Porto da Folha.

Durante a reunião, os secretários municipais de saúde, coordenadores das vigilâncias epidemiológicas e os supervisores regionais de endemias da SES receberam informações sobre o objetivo da visita da Brigada Estadual Itinerante, a função dos agentes de endemias municipais depois da visita e informações gerais sobre o combate ao Aedes aegypti.

“O objetivo da Brigada Estadual Itinerante é visitar 100% dos imóveis do município que visita, mas muitas vezes o morador ou proprietário do imóvel não se encontra no momento ou não deixa o agente entrar por não conhecê-lo, e é aí que começa o trabalho dos agentes municipais. Eles vão fazer o monitoramento após a visita e inspecionar os imóveis não visitados”, explicou Sidney Sá, coordenadora do núcleo de endemias da SES.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município de Itabaianinha, Marcelle Dultra, reconhece a importância das ações em conjunto do Estado e municípios para combater a dengue. “Solicitei o apoio da Brigada Estadual Itinerante para a SES e fui atendida, agora vamos fazer a nossa parte. Também vamos chamar diretores e coordenadores da rede municipal de ensino para uma palestra, com objetivo de formar multiplicadores”, informou Marcelle Dultra.

Programação da Brigada Estadual Itinerante

Nos primeiros 10 dias do mês, cinco municípios receberão os agentes da Brigada Estadual Itinerante. Entre os dias 02 e 05 de maio os trabalhos acontecem em Itabaianinha. No dia 06 será a vez de Lagarto, cidade sede da região de Saúde do centro-sul. Na segunda-feira, 9, a previsão é que os agentes de endemias da Brigada Itinerante trabalhem em Siriri. Já no dia 10, 50 agentes estarão em Cumbe e mais 50 em Pedra Mole.

Entre os dias 11 e 20 de maio as ações da Brigada Estadual Itinerante percorrerão mais três municípios: Boquim, Tomar do Geru e Aquidabã. Em Boquim, os agentes de endemias realizarão os trabalhos de combate à dengue entre os dias 11 e 13. Nos dias 16 e 17 será a vez de Tomar do Geru, que também contará com o reforço do ultrabaixovolume, o carro fumacê. O município de Aquidabã receberá os profissionais da Brigada nos dias 18, 19 e 20.

Para finalizar os trabalhos da Brigada Estadual Itinerante no mês de maio, os agentes percorrerão os municípios de Poço Verde, Japoatã e Porto da Folha entre os dias 24 e 31 de maio. Poço Verde receberá a visita dos agentes de endemias nos dias 24 e 25, e a vez de Japoatã será nos dias 26 e 27. Por fim, Porto da Folha recebe a visita da brigada nos dias 30 e 31.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.