[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Nesta sexta-feira, 11, todo o trabalho do Centro de Controle de Zoonoses está voltado para a imunização de cães e gatos da zona urbana de Aracaju. Ao todo, são 90 postos de vacinação espalhados pela cidade. Quantidade que permite que nenhum bairro deixe de imunizar sua população de animais contra a raiva por falta de disponibilização da vacina.

Quanto às equipes distribuídas nesses postos, o CCZ conta com a participação de cerca de 500 pessoas, a maioria delas, agentes comunitários de saúde. Mas o trabalho de garantir que Aracaju esteja livre da doença não se encerra nesta sexta. Amanhã, sábado, 12, a dose se repete e os donos de animais têm até às 17 horas para levar seus cães e/ou gatos num dos 90 postos.

A dona de casa Marcleide de Jesus Matos, a fim de afastar o risco de contaminação da raiva em seu cachorro, de 5 anos, e seu gato, 2 anos, não esperou até amanhã para levá-los ao posto da praça Dom José Thomaz, no bairro Siqueira Campos. “A imunização é muito importante não só para o animal como também para nós humanos”, disse, completando que sempre participa das campanhas realizadas duas vezes por ano pela Secretaria Municipal de Saúde.

Zona de Expansão
Até ontem, os agentes atuaram na zona de expansão da cidade, compreendida pelas comunidades do bairro Santa Maria, Mosqueiro, Largo da Aparecida (Jabotiana) e loteamento Senhor do Bomfim (Soledade). O trabalho foi feito através de visitas domiciliares e resultou na imunização de 2.135 animais, entre cães e gatos, quase 70 a mais que na primeira etapa da campanha deste ano.

Para esta segunda etapa, a meta, incluindo todas as zonas do município de Aracaju, é imunizar 80 mil animais, sendo 65 mil cães e 15 mil gatos. A coordenadora do CCZ Gina Blinofi ressalta a importância da vacinação anti-rábica: “Quem ainda não levou seus animais a um dos postos de vacinação que leve para que os mesmos recebam a dose. A informação é válida também para os moradores da zona de expansão que, por algum motivo, não tiveram a oportunidade de receber a visita dos agentes. Para quem não tem ou perdeu o cartão de vacina do cão ou gato, nós o disponibilizamos também”, evidenciou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.