[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Foi iniciada na última segunda-feira, dia 30, a etapa final do terceiro módulo do curso de capacitação permanente dos profissionais da SMS – Secretaria Municipal de Saúde.
Uma realização do CEPS – Centro de Educação Permanente da Área da Saúde, o treinamento abrange assuntos como dengue, DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis –, leptospirose, entre outros. Esta última etapa vai acontecer durante toda a semana, oito horas por dia e 300 profissionais da SMS serão capacitados.
O módulo “Agravos Agudos e Vigilância”, que será finalizado esta semana, abordará AIDS, dengue e outros graves problemas que atingem a saúde pública.
A diretora de Saúde da SMS, Mônica Sampaio, foi a palestrante de abertura do curso. Em seguida, o representante da Coordenação de Vigilância Epidemiológica ,Marco Aurélio, abordou sobre as funções de um departamento de vigilância epidemiológica e o seu ideal de suprir a demanda do município em exames laboratoriais.
O coordenador do Programa de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis)/ AIDS, Eudes Barroso, expôs sobre o Programa e o seu objetivo de ampliar o acesso e melhorar a qualidade do diagnóstico, tratamento e assistência destas doenças.
Após as exposições, o grupo de Teatro Arte e Cultura fizeram a apresentação de uma peça mostrando as inovações que o CEPS traz para os profissionais da saúde. Em seguida, os profissionais capacitados foram encaminhados para as salas de aula, divididas por três unidades de saúde cada classe, para discutirem os trabalhos feitos e quais as suas lições.
Para a agente de saúde da Unidade Geraldo Magela, Lígia Ribeiro, a capacitação é muito importante por que unir aprendizagem e diversão. O auxiliar de enfermagem da Unidade de Saúde Cândida Alves, Edmilson Reis, este curso é interessante. “Traz algo novo para nós que trabalhamos há muito tempo na área da saúde, e não tínhamos esta oportunidade de aperfeiçoar nossos conhecimentos”, disse.
Com a implantação deste centro de treinamento permanente, a SMS torna cada vez mais firme o seu compromisso com a saúde pública melhorando o atendimento das instituições de saúde através da disponibilização de profissionais capacitados.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.