[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O SAMU – Serviço de Atendimento Municipal de Urgência – da Prefeitura de Aracaju registrou, no primeiro dia de Pré-caju, 59 atendimentos nos postos de saúde instalados no percurso da festa.
Apenas sete casos foram considerados graves, necessitando de remoção para os hospitais da cidade. Entre os incidentes estão agressões, quedas e ate princípio de aborto.
A maioria dos atendimentos da Secretaria Municipal de Saúde foi provocada por foliões que ingeriram bebida alcóolica em excesso, brigas e quedas. A equipe médica realizou os atendimentos de forma rápida e eficaz, em torno de 9 minutos, média considera satisfatória.
Os serviços médicos podem ser encontrados, durante o percurso do Pré-caju, em duas unidades fixas avançadas de urgência e emergência que estão localizadas na área de concentração dos blocos (Corredor da Folia), no Parque da Sementeira, com equipe especializada e UTI móvel, e a outra na avenida 13 de Julho (Paralela à Rua Celi Azevedo) em área de grande concentração do público, com equipe especializada e Ambulância de Suporte Avançado.
O serviço da SMS conta, em sua estrutura, com 11 ambulâncias, sendo 03 de Suporte Avançado (medicalizada) e 08 de Suporte Básico.
As unidades de urgência móvel (Suporte Básico de Vida) possuem ambulância com técnico de enfermagem e socorrista. Ao todo são 45 pessoas por noite entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, motoristas, secretária e batedores prestando serviços aos foliões.

Apreensões

Os fiscais da Vigilância Sanitária da SMS apreenderam cerca de 40 bisnagas de katchup, mostarda e maionese e 500 gramas de presunto por não atenderem as especificações de acondicionamento.
Os donos das barracas e os ambulantes onde os problemas foram constatados receberam orientações de como não cometer as infrações novamente.
A Vigilância Sanitária disponibilizou dez fiscais para trabalhar até o final do Pré-caju. A equipe inicia o trabalho vistoriando os carros de apoio, investiga possíveis infrações nas barracas do percurso e só encerra seus trabalhos quando o último bloco passa.
Qualquer denúncia pode ser feita no posto de saúde da SMS, localizado no Parque da Sementeira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.