[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A grande rede mundial de computadores – a INTERNET – está disponível para acesso a todo usuário da Prefeitura que preencha as regras de cadastramento na RIMA – Rede Integrada do Município de Aracaju. O acesso é viabilizado tecnologicamente por dois links dedicados de alta velocidade (um a 256 Mbits/s e outro de 64 Mbits/s), administrados pela Secretaria de Administração.

Este é um significativo avanço tecnológico que permite a todas as Secretarias fazer consultas a sites da rede mundial, de forma integrada inclusive à Intranet – um sistema local de publicação de conteúdo acessado hoje pela maioria dos órgãos e Secretarias da Prefeitura.

Contudo, o uso indevido da Internet, especialmente através do acesso a sites de conteúdo impróprio ou pornográfico, ou mesmo sites de divulgação de conteúdo de lazer (chats de bate-papo, música, etc) é inaceitável, pois direciona recursos públicos para fins inapropriados, caracterizando uma séria infração, objeto de punição administrativa rigorosa.

Por isso, todo acesso à Internet é monitorado pela ferramenta de “firewall” instalada na Prefeitura de Aracaju. O “firewall”, ou “parede corta-fogo”, numa tentativa da tradução da expressão em inglês, é um sistema que combate qualquer tentativa de invasão externa ao conteúdo dos dados na RIMA. Faz também o monitoramento dos acessos, como se pode observar nos sistemas de consulta disponibilizados na RIMA. Assim, todo usuário pode ser rastreado, identificado e, portanto, punido, quando caracterizado o uso indevido.

Cabe a todos os Secretários e dirigentes municipais alertar ao pessoal de acesso autorizado sobre esses riscos. Precisamos coibi-lo para poder desfrutar com transquilidade do grande benefício à produtividade que é o uso – PROFISSIONAL – da Internet.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.