[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), se reuniu com representantes de supermercados e distribuidores de hortifrutigranjeiros de Itabaiana para discutir a análise fiscal do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A ação é uma continuidade da conversa que a Divisa está tendo com setor regulado com o objetivo de alertar os hortifrutigranjeiros com índices insatisfatórios de resíduos de agrotóxicos. “É no município de Itabaiana que se encontra a maior parte dos hortifrutigranjeiros distribuídos para Sergipe. Lá chega a maior parte dos produtos produzidos em vários estados e é encontrado o maior índice de resultados insatisfatórios do Para”, disse Rosana Barreto, gerente de alimentos da Divisa.

Durante a reunião, ficou combinado que os distribuidores exigiriam um documento com identificação dos produtores para facilitar o reconhecimento deles pela Vigilância Sanitária. “O documento que os produtores vão fornecer aos distribuidores deve informar que estão recebendo orientação técnica para uso dos agrotóxicos nas lavouras”, explicou Rosana Barreto.

Além da exigência do documento, os supermercados se comprometeram em realizar ações educativas com os consumidores. “A Vigilância só vem nos ajudar com os agrotóxicos e deixou claro que não veio apenas cobrar. Eu, como mãe, abri meus olhos para os agrotóxicos e vou cuidar do meu filho”, disse Tânia Cristina de Oliveira Peixoto, proprietária de um dos supermercados que participaram da ação da SES.

“É com diálogo e parceria que construímos o Sistema Único de Saúde. Quando despertamos os interesses das pessoas temos cooperação para promoção da saúde e prevenção de doenças”, afirmou Silvio Santos, secretário Estadual de Saúde.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.