[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está reunindo técnicos de Vigilância Epidemiológica dos municípios sergipanos para definir a Programação das Ações de Vigilância em Saúde (PAVS) e as estratégias para a vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1), que no primeiro semestre do ano passado causou uma epidemia em diversos países.
 
As reuniões começaram nesta segunda-feira, 1º, e prosseguem até sexta, 6, no hotel Real Classic, em Aracaju. Neste primeiro dia, participaram do encontro representantes das regionais de Saúde de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro. Nesta terça, 2, será a vez dos técnicos da regional de Propriá e nos dias seguintes Glória (dia 3), Itabaiana (dia 4), Lagarto e Estância (dia 5).
 
De acordo com Giselda Melo, diretora da Vigilância Epidemiológica da SES, este processo de discussão do PAVS é para definir, juntamente com os municípios, as ações relacionadas aos indicadores do Pacto pela Vida e do Pacto de Gestão. “Também estamos implementando as ações de relevância epidemiológica que não foram contempladas nos dois pactos, como o programa contra a raiva, as hepatites virais, esquistossomose, tracoma, leishmaniose, entre outras doenças”.
 
Giselda Melo acrescentou que esta programação deve fazer parte do Plano Anual de Saúde de todos os municípios para o biênio 2010-2011. “A PAVS é uma linha norteadora que subsidia a inserção de ações de vigilância em saúde na programação anual do Ministério da Saúde, das secretarias estaduais e municipais para o alcance das metas dos pactos e demais prioridades de relevância para o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde”, explicou.
 
Para a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Nossa Senhora do Socorro, Rita de Cássia Perete, a reunião é um momento fundamental para a orientação e o acompanhamento das ações dos municípios pelo estado. “Sabemos que a função da SES é esta mesmo de acompanhar e orientar os municípios, mas encontros como este fazem com que tenhamos a oportunidade de tirarmos as dúvidas para colocarmos as ações em prática com conhecimento de causa”, opinou Rita de Cássia.
 
Influenza A

 
O cronograma da vacina contra Influenza A (H1N1) em Sergipe vai seguir o nacional e ocorrerá por etapas, com início marcado para o próximo dia 8 e término no dia 21 de maio. “Esta será a maior estratégia de vacinação que acontecerá no Brasil, porque vai imunizar cerca de um milhão de pessoas”, ressaltou Sândala Oliveira, gerente de Imunizações da Vigilância Epidemiológica da SES.
 
Segundo ela, Sergipe já recebeu 32.700 doses da vacina, destinadas aos trabalhadores da área da Saúde, que serão imunizados no período de 8 a 19 de março, juntamente com a população indígena. Para as gestantes, a vacinação ocorrerá do dia 22 até o final de março. Para as crianças com idade entre seis meses e menor que dois anos, de 22 a 24 de abril. Para a população na faixa etária de 20 a 29 anos, de 5 a 23 de abril.
 
Já os idosos, serão imunizados no mesmo período da campanha de vacinação contra a gripe comum, que acontece de 24 de abril a 7 de maio. “Mas só serão vacinados contra o vírus Influenza A (H1N1), os idosos que têm doenças crônicas”, alertou Sândala Oliveira, acrescentando que, por fim, serão vacinadas as pessoas que têm entre 30 e 39 anos, no período de 10 a 21 de maio.
 
Pneumonia

 
Outros temas também foram abordados na reunião com os municípios. Um que merece destaque é a implantação da vacina Pneumococo 10 valente na rotina nacional de imunização. Tal vacina previne a pneumonia e será aplicada em crianças de dois meses a menores de dois anos. “Trata-se de um ganho enorme para o país, pois a pneumonia é uma doença que, juntamente com as complicações, mata muitas crianças no Brasil”, concluiu a gerente de Imunizações da SES.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.