[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), através do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN), apresentou aos gestores municipais sergipanos nesta terça-feira, 2, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Sergipe). O evento foi realizado na sede da Seides.

Durante a reunião, a coordenadora do DSAN, Maria Luiza Omena, juntamente com o coordenador do PAA Nacional e representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Marcelo Resende, explicaram que o objetivo do Programa é adquirir alimentos da agricultura familiar e dos assentados da reforma agrária para atender à necessidade nutricional de 8.167 pessoas atendidas por programas estaduais e municipais de segurança alimentar.

O Programa envolverá sete municípios integrantes do Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad) e do ‘Territórios da Cidadania’, programa de desenvolvimento econômico do Governo Federal. Os municípios beneficiados são Graccho Cardoso, Monte Alegre, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo e Pedra Mole.

De acordo com Luiza Omena, a reunião desta terça estimulou os gestores municipais a disseminar a importância do PAA aos agricultores familiares das suas comunidades. “Durante o encontro, apresentamos aos prefeitos e aos secretários de Assistências Sociais a importância do Programa. Ficamos felizes com a receptividade e agora contamos com o espírito mobilizador desses gestores para que o PAA seja divulgado positivamente nos municípios”, esclarecou a diretora do DSAN.

Segurança Alimentar

O representante do MDS, Marcelo Resende, explica que o Programa visa suprir as necessidades nutricionais das populações em situação de insegurança alimentar e destaca a iniciativa do Governo de Sergipe em adquirir o PAA.

“O Programa é um instrumento de política pública criado no Governo Lula que visa fortalecer a economia local e, ao mesmo tempo, complementar a merenda escolar e a alimentação fornecida em creches, hospitais e cozinhas comunitárias dos municípios assistidos. O Governo de Sergipe está de parabéns por abraçar a iniciativa e será um parceiro de fundamental importância”, frisou Marcelo Resende.

Ao todo, o programa pretende adquirir 490 toneladas de alimentos de 210 agricultores familiares, observando o limite de R$ 4,5 mil por agricultor. O PAA é integra políticas públicas que proporcionam ao agricultor familiar oportunidades de emprego e renda, além do resgate da plena cidadania e apropriação do valor da produção familiar.

“O programa é fundamental para estruturar a pequena agricultura porque garante a compra específica, principalmente dos assentados agrários. Agradecemos o apoio do que o Governo tem dado ao pequeno agricultor”, opin João Daniel, membro da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

De acordo com a secretária de Assistência Social de Nossa senhora da Glória, Gilvânia Freitas, o programa irá reforçar e elevar o trabalho realizado pelos agricultores familiares de seu município. “Essa iniciativa é muito importante porque, a partir do programa, os agricultores de Glória terão mais estímulo para cultivar os seus produtos. Só faltava esse passo para que eles tivessem cada vez mais consciência da importância do seu trabalho”, explicou a secretária.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.