Saúde celebra Semana Mundial do Aleitamento Materno
Em alusão à Semana Mundial do Aleitamento Materno, o Banco de Leite Humano (BLH) Marly Sarney, que integra a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), promoverá, de 1 a 9 de agosto, um evento comemorativo com o objetivo homenagear as ações ligadas ao aleitamento já consolidadas no Estado de Sergipe. A iniciativa é uma parceria da Gestão da Linha de Cuidado de Saúde da Criança e Adolescente, da Secretaria Estadual da Saúde (SES) com o corpo gestor da MNSL.
“O aleitamento materno é a estratégia mais fácil e efetiva para diminuir a mortalidade infantil. Além disso, fortalece o vínculo da criança com a mãe e a família, melhorando a qualidade de vida. Essa ação visa promover e apoiar o aleitamento materno, reduzir a mortalidade materna e infantil. Aumentando a captação para os bancos, poderemos distribuir para as maternidades de alto risco e ajudar a salvar vidas”, explica a gerente do BLH Marly Sarney, Hélia Karla Agapito.
Durante a semana, as atividades contarão com a participação de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e demais profissionais da equipe multidisciplinar da SES e MNSL. Dentre as ações programadas estão: arrecadação de frascos de vidro com tampa plástica para acondicionar e armazenar o leite materno na doação, capacitações dos profissionais da saúde sobre técnicas de manejo e ordenha e rodas de conversas com as parturientes sobre mitos e verdades na amamentação. Além disso, acontecerá simultaneamente uma exposição fotográfica sobre mães em processo de amamentação no Shopping Riomar.
“Durante o calendário de ações da Semana Mundial de Amamentação, aproveitaremos para esclarecer dúvidas e estimular o aleitamento até o sexto mês de vida do bebê. No peito, o bebê se sente seguro e está protegido de todas as doenças. O leite materno é o alimento mais completo”, destaca a superintendente interina da MNSL, Manuela Oliveira.
Importância da amamentação
Até os seis meses de vida, a criança deve ser alimentada apenas com o leite materno. Através dele, o bebê recebe os anticorpos da mãe e reduz o risco de alergias, obesidade, colesterol alto e diabetes.
Atualmente, Sergipe conta com três Bancos de Leite Humano: o Banco de Leite Humano Marly Sarney, vinculado à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, o Banco Irmã Rafaela Pepel, em Itabaiana, e o Banco Zóed Bittencourt, em Lagarto. A Maternidade Santa Isabel conta também com um Posto de Coleta.
Semana Mundial do Aleitamento Materno
Introduzido no Brasil no ano de 1992, a Semana Mundial do Aleitamento Materno acontece anualmente de 01 a 07 de agosto, e é considerada como veículo para promoção da amamentação e faz parte dos projetos de Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, a celebração ocorre em 120 países. A OMS, por sua vez, lança materiais educativos que são traduzidos em 14 idiomas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Saúde celebra Semana Mundial do Aleitamento Materno – A gerente do BLH Marly Sarney
- Hélia Karla Agapito