Saúde apóia ações municipais no Dia Mundial sem Tabaco
A Coordenação de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANT) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) está apoiando as ações de municípios que vão celebrar o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio. Para este ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou os jovens como principal foco da campanha contra o tabagismo. Com o tema ‘Juventude Livre do Tabaco’, as ações vão alertar a sociedade e, principalmente os jovens, sobre as estratégias que a indústria de cigarro utiliza para atrair novos consumidores.
"O Estado apóia as ações dos municípios durante todo o ano, mas nesta data é importante que se faça um novo alerta", disse Lívia Silva, coordenadora da DANT. Segundo ela, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) vai fazer uma palestra sobre tabagismo para professores na capital, a Secretaria de Saúde de Aracaju vai promover palestras na sala de espera das Unidades Básicas de Saúde e vai distribuir materiais de campanha nas escolas, na próxima sexta-feira, 30.
Na cidade de Moita Bonita haverá a realização de feira de saúde com distribuição de materiais e apresentação de teatro, durante a feira livre do município. Em Barra dos Coqueiros terá uma caminhada com panfletagem.
Em Estância, cidade tradicional dos festejos juninos, nos dias 28 e 29 haverá mobilização em restaurantes com distribuição de papel-bandeja com informações sobre tabagismo e queimadura. No dia 30, haverá palestras ministradas por profissionais de saúde em escolas e no dia 31 haverá distribuição de adesivos sobre tabagismo e queimaduras durante blitz na cidade. "Foram inseridas informações sobre tabagismo e queimaduras nos contracheques dos servidores municipais de Estância e nas guias de exames", informou Lívia.
Programa em Sergipe
O Programa de Abordagem e Tratamento de Fumantes, criado pelo Ministério da Saúde, garante o acesso do usuário que deseja parar de fumar, às unidades de saúde da atenção básica, de média e de alta complexidade, oferecendo o que há de mais eficaz em termos de cessação do tabagismo.
O programa está implantado, em Sergipe, nos municípios de Aracaju, Arauá, Estância, Capela, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Pedrinhas, Própria, São Cristóvão. A partir de 2008, os municípios de Aquidabã, Barra dos Coqueiros, Itabaiana, Itaporanga D’Ajuda, Maruim, Poço Redondo e Neópolis, foram capacitados pela DANT e entraram para o programa.
Em Sergipe, no ano de 2007, participaram do programa 489 fumantes maiores de 18 anos nas nove cidades. Em Aracaju participaram do programa 126 fumantes, dos quais 48,33% deixaram de fumar, 17,44% abandonaram o tratamento.
Desafios
De acordo com Lívia Silva, entre os diversos desafios a serem enfrentados está a ampliação de ações para a promoção de ambientes livres de tabaco para o cumprimento da Lei Federal nº 9.294/96, que proíbe fumar em ambientes coletivos e fechados. Cabe às vigilâncias sanitárias municipais a fiscalização e aplicação das penalidades em caso de infração.
Desde 1996, a Lei Federal nº 9294/96 proíbe fumar em ambientes fechados públicos e privados, tais como escolas, hospitais, centros comerciais, bares e restaurantes. A Lei permite o tabagismo em áreas delimitadas destinadas exclusivamente ao consumo de produtos do tabaco (comumente chamadas de fumódromos), que são instaladas nesses estabelecimentos.
Diversos estudos científicos comprovam que não existem mecanismos de ventilação capazes de proteger a saúde dos freqüentadores destes estabelecimentos, especialmente dos trabalhadores, que são expostos à fumaça ambiental do tabaco durante toda sua jornada de trabalho. A simples separação de fumantes e não-fumantes também não é um recurso suficiente para evitar a exposição da população aos riscos do tabagismo passivo.
Dessa forma, a Organização Mundial da Saúde (OMS) entende que a única medida capaz de proteger totalmente a saúde de não fumantes em recintos fechados é a adoção de ambientes 100% livres do tabaco. O Instituto Nacional de Câncer vem trabalhando junto com empresas, bares, restaurantes, escolas e outros estabelecimentos para que se tornem ambientes 100% livres do fumo.
*Com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA)
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde apóia ações municipais no Dia Mundial sem Tabaco – Lívia Silva / Foto: Márcio Garcez/Saúde