[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A nostalgia tem um encontro marcado com os ouvintes da rádio Aperipê AM 630 de segunda à quinta-feira, das 16h às 18h, no ‘Saudade, Hora de Recordar’. O programa é apresentado por Mário Sérgio, pesquisador da música popular brasileira, que ‘tira do fundo do baú’ os grandes sucessos desde os anos 30 até os anos 80. A seleção é um resgate dos clássicos da música brasileira e das histórias de seus compositores e intérpretes.

‘Saudade, Hora de Recordar’ conta com a participação dos ouvintes pelo telefone e é dividido em duas partes. Na primeira hora do programa, a idéia é resgatar os sucessos dos anos 60, 70 e 80, e mostrar os movimentos musicais como a Jovem Guarda, o Tropicalismo e a Bossa Nova. Já na segunda etapa, quem dá o tom ao programa são os clássicos do cancioneiro popular, as músicas dos anos 30, 40 e 50, e as pérolas da música brasileira que marcaram época, como Orlando Silva, Nelson Gonçalves, Ângela Maria, Dalva de Oliveira, dentre outros.

Segundo Mário Sérgio, resgatar os grandes artistas nacionais, conceder-lhes voz para contar um pouco da sua história e, principalmente, apresentar as músicas desses artistas é o sentimento central do ‘Saudade, Hora de Recordar’. "O programa procura trazer não só a música, mas também a história dos movimentos que construíram o legado da música brasileira. Para isso, a participação dos ouvintes e as entrevistas com ícones dessa história são fundamentais. Já passaram por aqui Jerry Adriani, Wanderley Cardoso, Jair Rodrigues, os grupos Os Canibais, Os Folhas, dentre vários outros cantores, compositores e conjuntos que abrilhantaram e fizeram parte dos sucessos de várias épocas", disse Mário.

A releitura de obras musicais que fizeram história, mas que estão engavetadas, interligada à discussão da temática de seu movimento para a cultura brasileira, também é uma preocupação de Mário Sérgio. "Nós sempre tentamos pautar a diferença do momento que esses artistas viveram e do momento musical que vivem hoje. A importância e as curiosidades de cada fase, a opinião deles sobre a atual realidade da música brasileira em geral, um apanhado musical bastante rico em informações e cultura", afirmou o apresentador.

Além de garantir o espaço dos clássicos da música brasileira no ‘Saudade, Hora de Recordar’, grandes sucessos da música internacional que influenciaram ou foram influenciados por movimentos musicais brasileiros também têm seu lugar. "O programa tem sua essência na música brasileira, mas não é necessariamente só de clássicos brasileiros. Certas bandas, como os Beatles e os Rolling Stones, também complementam a conjuntura de certos movimentos musicais", acrescentou.

Quintas do Rei

Às quintas-feiras, o programa da Aperipê AM promove um encontro exclusivo com o Rei, Roberto Carlos. Na primeira hora do programa, os ouvintes da rádio pública de Sergipe ficam sabendo de informações e curiosidades sobre o artista, seus discos, suas fases musicais e todas as parcerias que o cantor já teve. Com 45 anos de carreira, Roberto Carlos continua sendo um dos artistas latino-americanos com mais discos vendidos e o músico brasileiro que mais vendeu discos no mundo, cerca de 100 milhões de cópias.

"Nas quintas-feiras nós recebemos em média 40 ligações de ouvintes comentando sobre o Rei ou solicitando alguma música dele. Isso sem contar com as pessoas que ligam durante a semana, tentando garantir que seu pedido seja atendido. Roberto Carlos tem a exclusividade da quinta pois ele é um dos artistas brasileiros que melhor representa os movimentos desde os anos 60 até hoje", afirmou Mário Sérgio.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.