[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O segundo dia da programação da V Semana do Turismo de Sergipe aconteceu na cidade de São Cristóvão. A Igreja Nossa Senhora do Carmo recebeu nesta terça-feira, 27, turismólogos, alunos do curso de turismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e representantes do trade turístico de Sergipe para um evento com o tema ‘A Moldura da Praça São Francisco – Patrimônio da Humanidade’.
 
Ao explicar que os monumentos são testemunhos preciosos do passado e que devem ser respeitado por seu valor histórico, o especialista em história cultural e diretor do Museu Histórico de Sergipe (MHS), Thiago Fragata, relatou um pouco da trajetória do processo que reconheceu a Praça São Francisco como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. “Este título de bem patrimonial é de relevância mundial. É bom sempre lembrar que os monumentos ao redor da praça fazem parte do patrimônio humano e, aqueles que os detêm, são encarregados de sua proteção e têm a responsabilidade e obrigação de conservá-los. Os futuros turismólogos devem olhar os elementos que circundam a praça e que muitas vezes passam despercebidos”, disse.
 
O historiador ressaltou também a importância dos monumentos históricos como patrimônio cultural de um povo. Fragata acredita que só com educação haverá a conservação do patrimônio. “Para manutenção e conservação destes bens é essencial que exista consciência da população local da importância e riqueza de seu patrimônio para que não aconteça a desvalorização do patrimônio histórico e turístico da cidade. A forma mais eficaz de preservação do patrimônio cultural é através da educação patrimonial, onde a população adquire consciência de seu papel de guardador de suas relíquias”, explica.
 
Segundo o especialista, a participação da comunidade nas tarefas de preservação patrimonial é imprescindível para que não haja perda da memória cultural da comunidade. “Não foi apenas São Cristovão que recebeu um título, mas o Brasil como um todo. E, para que não ocorra a sua destruição, o país deve estar integrado às políticas de conservação do patrimônio histórico”, afirmou Thiago.
 
Como parte da programação da V Semana de Turismo de Sergipe, os participantes também tiveram a oportunidade de realizarem um city tour ao Centro Histórico de São Cristóvão. Confira a programação completa da V Semana de Turismo de Sergipe através do site www.turismosergipe.net.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.