[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Desde o início dos festejos juninos, 1º de junho, até a noite de São João, dia 24, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) registrou 171 atendimentos à população no posto médico avançado localizado no Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia.

Dos casos atendidos na capital, 95,33% tiveram resolutividade no próprio posto médico avançado e apenas oito pessoas foram removidas para o Hospital da Zona Sul e Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A maioria dos atendimentos estava relacionada a casos clínicos (136), ocasionados por excesso de ingestão de bebida alcoólica, e 35 foram casos de traumas leves.

No interior do Estado, o Samu registrou um aumento aproximado de 30% nos casos clínicos em relação a 2007, totalizando 207 atendimentos. Houve também um acréscimo de quase 10% nos casos de traumas, com um total de 169 atendimentos. Os casos foram registrados através do telefone 192 e são referentes a atendimentos nas cidades do interior do Estado no período de 20 a 24 de junho.

Segundo o coordenador clínico do Samu 192 Sergipe, Clóvis França, apesar do aumento do movimento e chamadas no interior do Estado, as ocorrências foram de menor gravidade, sem nenhum óbito registrado nas estradas durante esses quatro dias. Ao todo, o Samu 192 Sergipe oferece apoio aos municípios com 40 Unidades de Suporte Básico (USB) e Suporte Avançado (USA), dando cobertura total às cidades onde acontecem os festejos juninos.

Na capital, a estrutura montada inclui um posto avançado, uma Viatura de Intervenção Rápida (VIR), uma USB e uma USA, equipada com equipamentos de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). São 25 profissionais por noite, entre médicos, enfermeiros, auxiliares, técnicos de enfermagem, condutores e mais 10 profissionais de sobreaviso.

Educação

Para divulgar as ações de saúde e orientações quanto à prevenção para sergipanos e turistas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), disponibilizou dez mil panfletos sobre alimentação segura, que estão sendo distribuídos pela Vigilância Sanitária Estadual no Arraiá do Povo, e 20 mil panfletos com dicas de como evitar queimaduras.

Os municípios sergipanos também receberam apoio da SES com a distribuição de material educativo sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS. Ao todo, foram disponibilizadas 100 mil bandeirolas, 50 mil panfletos, 3 mil cartazes, 100 banners, 2,5 mil camisetas para profissionais e cerca de 55 mil preservativos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.