[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) realizou nos dias 1º e 2 de março, sábado e domingo, o curso de Suporte Pré-hospitalar de Vida no Trauma (PHTLS – Prehospital Trauma Life Support) para médicos e enfermeiros do Serviço e do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). Profissionais do Hospital das Clínicas de São Paulo vieram a Sergipe para ministrar a capacitação. O PHTLS sistematiza um protocolo universal de atendimento seguido no mundo inteiro na condução de traumas hospitalares.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem do Samu Sergipe, Conceição Mendonça, o curso é mais uma ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para aumentar a eficácia do Serviço e continuar ampliando o processo de integração das redes de urgência. Por isso, participaram da atividade profissionais do Samu e do HUSE. "A idéia é garantir a mesma qualidade de atendimento, seja ele pré ou intra-hospitalar", disse Conceição, ao destacar que os instrutores do curso foram profissionais das equipes de Renato Poggetti e Dario Birolini, considerados referência nacional nas áreas de cirurgia geral e trauma.

Para fazer o atendimento dentro das orientações do PHTLS, médicos e enfermeiros precisam ficar atentos a questões importantes, a exemplo do manejo de vias aéreas com o controle da coluna cervical, cuidados com a oxigenação e ventilação do paciente, cuidados para os sangramentos e choque, estado neurológico da vítima e técnicas específicas de remoção e transporte. "Além da determinação da SES de estar sempre aperfeiçoando as equipes do Serviço, nossos profissionais também se empenham bastante e, a cada curso, demonstram muita vontade de aprender mais", comentou a coordenadora.

Educação permanente

Conceição Mendonça frisou ainda que uma série de cursos já está programada para este ano. "Aproximadamente 800 profissionais participam desse processo de capacitações do Samu. São equipes da capital e do interior, pois também estão envolvidos os 35 municípios onde serão instaladas bases descentralizadas de atendimento. O Núcleo de Educação Permanente (NEP) é um dos grandes pilares do Serviço para qualificar a atuação das equipes", acrescentou a coordenadora de Enfermagem.

Conforme o calendário de atividades do NEP, durante o ano o Samu capacitará seus profissionais em Intoxicação Exógena, Queimaduras, Trauma Torácico (com treinamento em serviço), Hemorragias e Choque, Curso de Incidente com Múltiplas Vítimas, Urgências Obstétricas, Acidentes com Animais Peçonhentos, aula teórica de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Suporte de Vida no Trauma para Enfermeiros (TLSN – Trauma Life Support for Nurses), entre outros.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.