Samu 192 – Aracaju segue como referência nacional e já comemora bons resultados de 2007
Tais números levam em consideração a atuação do Serviço até o final de setembro, quando houve o último levantamento. A expectativa é que os atendimentos cheguem a mais de 25mil até novembro, quando será feito um novo balanço. “Continuamos sendo referência e muito bem conceituados inclusive pelo Ministério da Saúde”, afirma a coordenadora do Samu 192 – Aracaju, Ivana Oliveira.
De acordo com ela, os poucos questionamentos que surgem quanto à competência do Serviço se devem a certos setores da mídia que procuram veicular apenas o que lhes interessa. “Podemos salvar 100 vidas, mas eles só divulgam quando acontece de não atendermos alguém por algum motivo”, coloca Ivana, ressaltando que nesses casos o órgão da imprensa nem ao menos abre espaço para que o Samu 192 – Aracaju dê sua versão.
Dia-a-dia
Diariamente são disponibilizadas para a população aracajuana seis Unidades de Saúde Básicas (USB) e duas Avançadas (USA). Independente de ser final de semana ou feriado, esse é o quantitativo que funciona 24 horas. A USB é voltada para casos mais simples, como desmaios e ferimentos leves, e conta com condutor e técnico ou auxiliar de enfermagem. Já na USA vão condutor, médico, enfermeiro e um auxiliar ou técnico em enfermagem.
O tempo de chegada da ambulância ao local do incidente é de no máximo 10 minutos, variando a depender das dificuldades encontradas no trânsito ao longo do trajeto, bem como da gravidade. “Priorizamos os casos mais graves conforme a categoria em que eles se enquadram”, diz Ivana. Dentre os vários motivos que levam a população a solicitar o serviço do Samu 192 – Aracaju, destacam-se as ocorrências provocadas por colisões e atropelamentos.
Eventos
O ano de 2007 tem sido atípico para a equipe do Samu 192 – Aracaju devido à grande quantidade de eventos dos quais tem participado – só este mês foram nove. As solicitações acontecem duas ou três vezes por dia, no entanto, antes de encaminhar uma ambulância ao local, o pedido é avaliado pelo Gabinete do secretário municipal de saúde, Marcos Ramos, e pelo próprio Samu 192 – Aracaju.
Dessa forma, são observados público-alvo e risco de ocorrências. Mesmo quando uma equipe não é encaminhada, faz-se o chamado ‘canal prioritário’, que registra o local e hora do evento e caso haja uma chamada solicitando ambulância no endereço gravado, a equipe já estará ciente do que está acontecendo por lá.
Novidades
Dentre as novidades mais recentes do Samu 192 – Aracaju está uma grande reforma na sede e o recebimento de mais duas ambulâncias. O número de ambulâncias por sinal é padronizado pelo Ministério da Saúde, que faz um cálculo levando em consideração a quantidade de habitantes. Atualmente Aracaju dispõe de 14 veículos, mas segundo o coordenador da Rede de Urgência e Emergência, Marcos Fonseca, outros três estão por vir.
As manutenções dos automóveis são periódicas e seguem um cronograma previamente estabelecido, contudo, esse período pode ser encurtado caso alguma das ambulâncias apresente defeito. Além disso, outros investimentos de peso da atual gestão no Samu 192 – Aracaju compreendem a contratação de estagiários e a capacitação profissional, que vem sendo proporcionada com freqüência pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O Samu 192 – Aracaju conta hoje com cerca de 180 profissionais, contabilizando servidores administrativos e especialistas na área médica. Dentre outros cargos e funções, atuam 48 auxiliares e técnicos de enfermagem, 60 condutores, 30 médicos e 20 enfermeiros.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]