[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Não diferente dos anos anteriores, desde que foi criado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju) participou do Pré-Caju levando assistência médica aos foliões. Durante os três dias em que a festa aconteceu na avenida Beira Mar, a equipe de profissionais do Samu esteve de plantão para atender desde os casos mais simples aos graves. Como resultado desse trabalho, foram contabilizados 245 atendimentos, 41% a menos em relação ao número de casos atendidos no ano passado.

Desse total, 132 correspondem aos casos traumáticos e 113 aos clínicos. Dos traumáticos, 21 tiveram como causa ferimento por arma branca. Já entre os casos clínicos, a maioria foi causada por excesso de bebida (alcoolismo). No trabalho de atendimento, a equipe do Samu também contou com o apoio das unidades de urgência da rede municipal para o acolhimento dos casos que não tiveram resolutividade no local. Ao todo, foram 71 remoções, o que significa dizer que, das 245 pessoas levadas para o posto médico do Samu, 174, isto é, 71% foram atendidas e liberadas no próprio local.

De acordo com a coordenadora de enfermagem do Samu 192 Aracaju, Conceição Mendonça, o trabalho deste ano durante o Pré-Caju foi tranqüilo e o fluxo de atendimento esteve dentro do esperado. “A redução do número de foliões que necessitaram de assistência médica tem como um dos motivos a quantidade de dias da festa na avenida, que neste ano foi reduzida para três. Além disso, a localização do posto também contribuiu”, argumentou Conceição, completando que o mini-hospital foi montado numa área mais reservada.

Trabalharam no evento cerca de 25 profissionais, entre médicos, enfermeiros, condutores, auxiliares e técnicos de enfermagem. Oito estagiários por noite, sendo quatro de medicina e quatro de enfermagem, também ajudaram nos atendimentos. Quatro ambulâncias, sendo uma de suporte avançado (USA) e três de suporte básico (USB) foram disponibilizadas. As três USB’s foram distribuídas em pontos estratégicos na área do evento para facilitar o atendimento ao longo do percurso.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.