[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 – Aracaju) registrou um total de 210 atendimentos durante os três dias de Pré-Caju. A estrutura montada pelo serviço cumpriu todas as determinações pré-estabelecidas no Projeto de Operacionalização do evento. Para garantir a tranqüilidade do evento, cerca de 50 profissionais trabalharam em cada noite de festa no Posto Médico Avançado e nas ambulâncias deslocadas estrategicamente ao longo do percurso. Apenas 25% de todos os casos atendidos precisaram ser removidos para algum hospital do município.

De acordo com o compilado de atendimentos feito pelo Samu durante as três noites de festa, o evento deste ano registrou um número menor de atendimentos em relação ao ano passado. Entretanto, de acordo com a coordenadora de enfermagem do Samu, Conceição Mendonça, os casos deste ano foram mais graves. “Nos tivemos 20 casos de ferimento por arma branca, além de outros traumas graves como espancamentos, entorses e trauma de face”, enfatiza.

A maioria dos atendimentos (53,3%) foi destinado a casos clínicos. “Predominaram os casos de alcoolismo, gastrite e dor de cabeça”, informa o coordenador do Samu, Márcio Barretto. Ele informa ainda que entre os casos clínicos mais graves, houve uma crise convulsiva grave e uma arritmia cardíaca.

A estrutura montada pela Secretaria Municipal de Saúde contou com um Posto Médico Avançado, equipado com 14 leitos, sendo dois de UTI. Além disso, o serviço disponibilizou diariamente duas Unidades de Suporte Básico (USB), uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e um carro de intervenção rápida, cedido em parceria com o Samu 192 – Sergipe. Todo o esquema montado possibilitou que aproximadamente 75% de toda demanda fosse resolvida no próprio posto avançado, localizado nas proximidades do corredor da folia. Cerca de 60% dos casos que necessitaram remoção foram encaminhados aos Hospitais Municipais da Zona Norte e da Zona Sul.

A equipe do Samu 192 – Aracaju avalia como positiva a atuação no Pré-Caju 2007. “Tivemos o apoio indiscutível dos estagiários de medicina e enfermagem, que durante o evento mostraram-se com compromisso ético e profissional, seguindo todas as normas e rotinas do Serviço. Apesar das dificuldades encontradas, a equipe do SAMU 192 – Aracaju cumpriu todas as determinações pré-estabelecidas no Projeto de Operacionalização do Pré-Caju 2007, evento realizado com total apoio da Secretaria Municipal de Saúde”, destaca Márcio Barretto.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.