[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Estagiários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 – Aracaju) e hospital Zona Norte Dr. Nestor Piva, em parceria com a Liga Acadêmica de Traumas de Sergipe (Liga-SE), realizaram panfletagem em comemoração aos cinco anos do Samu Municipal. O evento ocorreu na manhã de hoje, terça-feira, no cruzamento da avenida Beira Mar com o Parque da Sementeira.

“Estamos tratando basicamente de dois temas: um sobre a questão de traumas e acidentes, com panfletos que relatam os principais casos do tipo e o que fazer em alguma ocorrência, e outro que trata do transporte seguro da criança”, diz a coordenadora do Samu municipal, Ivana Mendonça.

A coordenadora ainda informa que a conscientização feita hoje tem por meta ser bem completa. “Temos a preocupação não apenas de fazer um trabalho voltado para as crianças dentro dos veículos, mas também direcionar à proteção dos menores que transitam pelas calçadas, atravessam as ruas etc”, informa.

Quanto à receptividade dos motoristas diante da panfletagem, a estagiária de enfermagem do Samu municipal, Roberta Malafaya diz que o medo inicial por parte de alguns logo é superado e eles entendem o recado a ser passado. “É visível a expressão de atenção e respeito com o assunto”, comenta.

Cuidados

Apenas o cinto de segurança não é suficiente para fazer a proteção das crianças, mas outros procedimentos devem ser seguidos à risca para que agraves não aconteçam. Dentre eles, deve-se criar a cultura de que lugar de criança é no banco de trás e da necessidade em se colocar suportes de segurança para crianças de até 36 kg.

Em 2005, o Samu 192 – Aracaju fez um levantamento de todas as crianças vítimas de traumas atendidas pelo órgão. Nessa pesquisa, foi constatado que os acidentes automobilísticos figuram em segundo lugar no hall dos tipos de acidente, perdendo apenas para as quedas.

“Ou seja, é visível a necessidade de se fazer este tipo de ação junto à comunidade no próprio sentido de garantir a segurança das crianças e mesmo das outras pessoas na cidade”, pontua o coordenador de estágios do Samu, Fábio Alves.

A panfletagem seguirá durante o fim da tarde de hoje, das 16 às 18 horas. Dessa vez, o local escolhido será o cruzamento entre as avenidas Saneamento e Rio de Janeiro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.