[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Sergipe conheceu na última sexta-feira, 28 de dezembro, os futuros oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O resultado da prova foi divulgado pela Comissão do Concurso Vestibular da Universidade Federal de Sergipe, instituição escolhida pelo Governo do Estado para organizar o Concurso para Oficial das duas corporações.

Os classificados passarão ainda por exames físicos, psicológicos e de saúde geral, além de uma avaliação social, para averiguar a compatibilidade do candidato com a carreira policial e bombeiro militar. Após todas as fases de seleção, os aprovados passarão por três anos de instrução em academias militares de outros Estados.

Concorrência

Esta foi uma das turmas mais disputadas de todos os tempos. A concorrência do concurso para acesso às carreiras de oficial das duas instituições ficou acima de cursos tradicionalmente muito procurados no Vestibular da UFS. A maior disputa ficou para a Polícia Militar, com 47,2 candidatos por vaga entre os homens e 36,1 entre as mulheres. A concorrência da PM foi superior inclusive ao curso de Medicina, que registrou 19,5 candidatos por vaga. O mesmo aconteceu para os Bombeiros, cuja concorrência masculina ficou em 20,6 e a feminina, em exatos 14. A concorrência para os Bombeiros superou a de Direito, com 12,7 candidatos por vaga, segunda maior procura entre os cursos da UFS.

Para o primeiro colocado no CFO PM masculino, Gibran Mendes Costa, a emoção foi muito grande, assim como a preparação. Ele é soldado da corporação e aguardava uma chance de ascensão profissional desde 2001, quando o concurso para oficial foi realizado pela última vez. "Estudei muito para poder alcançar este resultado. Agradeço muito a Deus e à minha família e pretendo me dedicar muito nesta nova empreitada", prometeu.

Já para o primeiro colocado no CFO BM masculino, o professor Alysson de Carvalho Santos, entrar para a tropa será uma chance de realizar um sonho. "Admiro a carreira militar, especialmente a atividade desenvolvida pelos Bombeiros e, por isso, acredito que vou me identificar com a profissão. Estou muito feliz", comentou Alysson, que tem um irmão bombeiro.

Formação

As vagas para o CFO são disponibilizadas pelas duas corporações e o destino de cada candidato é decidido através da classificação no concurso. Dentro dos quartéis-escola, os futuros comandantes terão aulas de liderança, administração, psicologia, ética, entre outras cadeiras.

As faculdades militares ainda possuem grades curriculares que compreendem treinamento físico, primeiros-socorros, defesa pessoal, hierarquia e disciplina. Em turmas separadas, os cadetes bombeiros terão instruções de salvamento aquático, em alturas, combate ao fogo, enquanto os futuros comandantes policiais aprenderão sobre armamento e tiro, patrulhamento, prevenção e repressão de crimes.

"O objetivo é preparar esses jovens para gerir da melhor forma possível as tropas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar em prol da tranquilidade da população. A grande procura por parte dos candidatos demonstra o interesse pelas nossas forças de segurança. Quem ganha com isso é Sergipe", afirmou o secretário da Segurança Pública, Kércio Silva Pinto.

Confira a relação de aprovados no sítio da Secretaria de Segurança Pública.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.