[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Sem trenó, barbas brancas ou renas. O ‘Papai Noel’ de várias crianças do interior chegou depois do dia 25 de dezembro. Nas vans, muitos brinquedos, livros e alegria para vários povoados. Três equipes do Governo do Estado se dividiram para finalizar na sexta-feira, 28, a entrega dos 35 mil brinquedos comprados com o dinheiro arrecadado em um leilão de obras de arte e de uma camisa autografada da Seleção Brasileira de futebol.

No total, a ação abrangeu 37 municípios sergipanos, incluindo a capital. Neste último roteiro, seis mil bonecas, bolas, livros e carrinhos foram parar nas mãos de centenas de crianças de povoados e assentamentos em Areia Branca, Simão Dias, Poço Verde, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Boquim, Umbaúba e Santa Luzia do Itanhy. No próximo dia 3 de janeiro, a última remessa de brinquedo será distribuída no município de Frei Paulo, encerrando as atividades da ação.

"Além da mobilização entre Governo, empresários e sociedade civil para trazer um Natal mais alegre para as crianças de família de baixa renda, a grande diferença dessa ação foi ter sido realizada nos próprios povoados, escolhidos com base em quesito técnicos", afirmou o secretário-adjunto do Estado da Cultura, Marcelo Rangel, integrante da organização. As comunidades foram escolhidas com base em indicadores sociais disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde e pela Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social.

Os brinquedos animaram sorrisos de janelinhas, maria-chiquinhas coloridas e tantas outras meninices de pequenas como as irmãs Beatriz, 10, Amanda, 6, e Fernanda 3, escadinha saltitante ao receber os presentes no povoado Lagoa do Junco, longe que nem só, distante 30 quilômetros da sede do município de Poço Verde, a 145 quilômetros da capital. "É bola pra brincar de queimado, boneca pra brincar de casinha, livro pra gente ler", contou Bia, a mais alta da trupe, sobre o destino dos primeiros presentes de Natal do ano na família.

Maratona

Cada uma das equipes executava sempre a mesma maratona. Desce, arruma os brinquedos, chegam as crianças, divide em filas de meninos e meninas, a criançada escolhe o brinquedo que quer ganhar. Receita garantida para o sorriso se estampar no rosto de cada um dos envolvidos na ação, agentes e beneficiados.

"Tá vendo? Isso foi o meu único presente de Natal", disse Naidson José dos Santos, 12 anos, morador de Barra dos Coqueiros, enquanto arriscava dedilhar seu novo violão de brinquedo. Assim como Naidson, os sete filhos de dona Cláudia Cristina, moradora do assentamento Flor do Mucuri II, em Divina Pastora, receberam nesta sexta-feira, 28, o primeiro presente de Natal.

Ação

Os brinquedos distribuídos foram frutos do leilão realizado no último dia 13 de dezembro pelo Governo do Estado. Foram leiloados nove itens, entre eles uma camisa da Seleção Brasileira de futebol autografada pelos jogadores. A arrecadação chegou a quase R$ 90 mil. Com as doações de secretários de Estado, o valor gasto na compra de brinquedos e publicações subiu para R$ 113 mil. Em média, foram doados 800 brinquedos por localidade.

Fazem parte da equipe do Governo que está distribuindo presentes, sob a coordenação da primeira dama Eliane Aquino, servidores e funcionários das secretarias de Estado da Cultura, de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, da Saúde, da Casa Civil, da Educação, da Segurança Pública, da Comunicação Social e do Planejamento e do Gabinete Militar. A ação foi coordenada pela primeira-dama do Estado, Eliane Aquino.

 

VEJA FOTOS DA DISTRIBUIÇÃO DE PRESENTES E LIVROS EM TODO O ESTADO

 

 

Leia mais

 

Crianças de comunidades carentes recebem presentes de Natal

 

Crianças do interior têm um Natal mais alegre

 

Crianças da capital receberam presentes de Natal

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.