[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A revista em quadrinhos produzida pelo Instituto Banese para divulgar o Museu da Gente Sergipana junto ao público infanto-juvenil serviu de suporte didático para uma palestra do professor Everaldo Freire no Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo. A apresentação foi direcionada para brasileiros que ministram aulas de português em solo norte-americano.

Segundo o professor, 45 exemplares da revista foram distribuídos inicialmente no último dia 8 de julho para oito estrangeiros de nacionalidades diversas e três brasileiros que participaram de um workshop intitulado “Heterogeneidade e interculturalidade em contexto de imersão: o uso de material autêntico em situação real de ensino-aprendizagem de PLE/PSL”, ministrado por ele em Florianópolis, nas dependências do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina.

Outros exemplares da publicação foram distribuídos por Everaldo no Consulado Geral dos EUA no dia 13 de julho, por ocasião da palestra My TA Experience in Modern Languages in the U.S., apresentada a convite da Comissão Fulbright Brasil.

Segundo o palestrante, a revista em quadrinhos serviu de ferramenta didática bastante útil na divulgação da cultura sergipana. “A revista do Museu é uma forma fantástica de divulgação da nossa querida Aracaju, do nosso acolhedor Estado de Sergipe e é interessante as pessoas terem esse material para usar em suas aulas,” enfatizou o professor Everaldo.

A publicação

A revista em quadrinhos que destaca as atrações do Museu da Gente Sergipana foi lançada em 2012 pelo Instituto Banese, em parceria com o Governo de Sergipe. A publicação, voltada especificamente para crianças, contém 15 páginas e conta a história do passeio de uma criança pelo Museu, que atualmente é um dos equipamentos culturais mais visitados por turistas e estudantes do Estado.

Na revista, editada pela Tecned – Tecnologias Educacionais, um pássaro apresenta as instalações do Museu e seus recursos interativos multimídia, que possibilitam uma imersão no patrimônio sergipano, envolvendo manifestações folclóricas, natureza, artes, história, culinária, festas e costumes. A publicação é distribuída gratuitamente no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju.

Everaldo Freire

Everaldo Freire possui Mestrado em Letras com especialização em Letras e Linguística e licenciatura em Letras – Português/Inglês, pela UFS. Foi Professor Cooperante na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL), com bolsa da CAPES. Foi aluno especial da disciplina Português como Segunda Língua e como Língua Estrangeira, no Mestrado do PGLA/UnB. Foi professor assistente na University of Texas-Pan American, com auxílio do IIE/Fulbright. Atualmente, é professor de Língua Portuguesa na Secretaria de Estado da Educação de Sergipe e Universidade Federal de Sergipe. É sócio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP) e membro da AAUSC American Association of University Supervisors and Coordinators.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.