[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou na última sexta-feira no auditório do Instituto Lorival Fontes, localizado no conjunto Castelo Branco, uma reunião para apresentar o Edital de Recursos do Fundo Municipal de Assistência Social. O encontro contou com a participação de vários representantes de Organizações Não Governamentais (ONG´s) que pretendem se beneficiar do fundo cedido pelo município. Esta é a primeira vez que a Semasc constrói um edital para organizar a distribuição dos recursos.

Para fazerem parte do benefício, as ONG´s terão que apresentar um projeto fundamentado na política do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e enviar para a comissão julgadora da Semasc. Depois de julgado, os projetos que melhor se enquadrarem na política do SUAS, dentro da perspectiva orçamentária do município, serão inseridos no benefício.

A assessora jurídica da Semasc, Aparecida Gonçalves, explicou a importância e quais as diretrizes que guiaram a elaboração do edital. “A principal importância da construção deste edital, foi de justamente ordenar as atividades da assistência, dando uma melhor transparência, por isso nós moldamos o edital segundo manda a legislação com clareza e visibilidade”, explicou. “Os pontos que nós podemos destacar que virão beneficiar a assistência social será, o aumento da rede, novas entidades participando e o ponto chave será justamente o cumprimento das ações dando visibilidades para toda a comunidade, para que todos possam conhecer como acontece à política de assistência”, ressaltou.

Para as entidades que participaram da reunião, este foi um momento ímpar para tirar dúvidas e esclarecer questões referentes ao projeto. “Através desse projeto nós poderemos atender melhor o nosso usuário e também dar a Semasc uma melhor credibilidade a nossa instituição”, disse a coordenadora de Captação de Recursos da Associação de Amigos da Oncologia (Amo), Conceição Melo. A representante da Sociedade Eunice Weave, Joana Angélica, completou a opinião de Conceição. “Este momento foi muito importante e esclarecedor para que as instituições elaborem melhor seus projetos”, disse. “Através das explicações nós esperamos elaborar um ótimo projeto”, completou.

A representante da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada), também ressaltou a importância da reunião. “Esta foi à segunda reunião que participei junto com a Semasc, e esta, de forma especial, foi bastante esclarecedora para nós porque é a primeira vez que chega ao nosso conhecimento um edital para formalizar os convênios, por isso foi importante participar para tirarmos todas as nossas dúvidas e até mesmo facilitar para quem nunca participou”, ressaltou.

A coordenadora de Planejamento e Gestão do Sistema Único da Assistência Social da Semasc, Cristiane Ferreira, falou sobre o principal objetivo da reunião. “O objetivo da reunião foi esclarecer para as entidades o edital, mostrando de que forma o projeto poderá ser executado”, explicou. “É a primeira vez que a Semasc constrói um edital para organizar a distribuição dos recursos, por isso a necessidade de reunir as instituições para esclarecer melhor as cláusulas”, completou.

Confira a seguir o cronograma 2007 que deve ser seguido pelas entidades:

Entrega do Envelope A – Habilitação
1º a 5 de outubro 2007

Divulgação do Julgamento da Habilitação
10 de outubro

Recebimento do Envelope B – Projeto
15 a 31 de outubro

Análise dos Projetos
1º a 30 de novembro

Resultado Final e Instrução Processual
Até 15 de dezembro[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.