[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural do Território do Baixo São Francisco será dia 10 de fevereiro de 2012. A data foi definida na reunião preparatória, realizada na última quarta-feira, dia 26, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais em Japoatã  e contou com a participação de integrantes da Comissão Executiva. O encontro teve como objetivo informar, sensibilizar e mobilizar as pessoas para organização e realização da conferência naquela região.

A técnica da Empresa de Desenvolvido Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e membro da Academia Brasileira de Extensão Rural (Aber), Maria Angélica Freitas, fez uma apresentação sobre os principais pontos da Conferência e as estratégias para a sua realização. Em seguida, os participantes referendaram a realização da Conferência Territorial do Baixo São Francisco e organizaram uma comissão constituída pelo Colegiado Territorial, Emdagro, Pólo Sindical, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Escola Família Agrícola e Movimento das Mulheres Camponesas.

“A realização das Conferências de Ater, envolvendo os diversos segmentos que integram o processo de desenvolvimento rural, é uma oportunidade para promover o diálogo entre a sociedade civil e o governo sobre o papel da Ater para a diversidade da agricultura familiar e a redução das desigualdades”, ressaltou Maria Angélica.

Na reunião, o articulador territorial do Baixo São Francisco, Petrônio Silva, esclareceu que na conferência territorial serão eleitos 24 delegados para a conferência estadual. “A conferência territorial prevê a participação de 60 pessoas, entre quilombolas, agricultores familiares, assentados de reforma agrária, extrativistas, pescadores artesanais, prefeituras municipais, organizações governamentais e não governamentais de Ater quando serão eleitos 24 delegados para a Conferência Estadual. Já na Conferência Estadual, serão eleitos 15 delegados, sendo cinco ligados aos órgãos governamentais e 10 representantes da sociedade civil para participação na Conferência Nacional, em Brasília”.

As Conferências territorial e estadual antecedem a Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural a se realizar em Brasília, no período de 23 a 26 de abril. O evento visa a construção de diretrizes, prioridades e estratégias para o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, tendo como referência a Política Nacional de Ater e em atendimento a Lei n°12.188, de 11 de janeiro de 2010.

Estiveram presentes na reunião o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Adailton dos Santos, técnicos locais, regionais e assessores estaduais da Emdagro, membro da Academia Brasileira de Extensão Rural (Aber), Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Sindicato dos Trabalhadores Rurais dos municípios de Japoatã e Ilha das Flores, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), Pólo Sindical, Associação de Rizicultores, Associação da Colônia Ladeirinhas, Assessor Técnico do Território do Baixo São Francisco, Escola Família Agrícola, representantes das prefeituras municipais de Propria e Japoatã e Banco do Nordeste.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.