[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Por Maíra Andrade, da Ascom/Secult

Em um palco reservado e com clima intimista, a banda Karranca abriu a programação da Arena Multicultural do Verão Sergipe 2012. “É muito bom para nós estarmos nos apresentando em um evento tão grande como o Verão Sergipe”, afirma o vocalista da banda Danúbio Oliveira. Ele não era um único. Entre as bandas que tocaram na primeira noite de festa, era unânime a satisfação em fazer parte de um evento tão grandioso e representativo para a cultura e o turismo local.

Reconhecendo a importância da Arena Multicultural em um evento deste porte, os artistas se sentiam muito entusiasmados com a oportunidade de se apresentar para o grande público.  “Até então só tínhamos nos apresentando nas proximidades do agreste e sertão. Estar abrindo nosso público para o litoral é muito bom para nós. Ficamos muito felizes também, pois fomos selecionados por edital, uma forma democrática e muito honesta de seleção de bandas”, completou Danúbio.

Segundo a secretária de Estado da Cultura, Eloísa, Galdino, a música sergipana não poderia ficar de fora do Verão Sergipe, por isso, como nos dois anos anteriores se buscou levar para a festa a predominância de atrações locais. “Temos 24 bandas no Verão Sergipe, sendo que destas, 16 são sergipanas e outros oito são de demais estados. Isso demonstra nossa preocupação em levar a música sergipana para o grande público, isso é política pública de cultura”, frisou.

Satisfação

Uma das linhas de trabalho do Governo de Sergipe é a valorização dos artistas sergipanos e para levá-los a um evento como este, a escolha das bandas que se apresentam no palco da Arena Multicultural foi totalmente realizada através de edital. Os artistas aprovaram mais uma vez a forma de seleção da arena e se mostraram lisonjeados por terem sido escolhidos.

“Acredito que a seleção das bandas por edital é extremamente pertinente. Para nós isso é muito bom, afinal este já é o nosso segundo ano na Arena. Em 2010 fizemos um show também aqui na Atalaia Nova e também selecionados pela Arena”, afirma o baixista Fabinho, da banda Snooze que já é conhecida pelo som que produz pelo Estado.

Para o vocalista da banda Maria Scombona, Henrique Teles, estar na programação da festa é uma grande satisfação, principalmente por ser em um palco que foge dos limites de Aracaju. “Com os shows do Verão Sergipe atingimos um público novo, temos boa estrutura de som, iluminação, som e isso tudo é muito bom para a banda”, disse.

Veterano no Verão Sergipe, o vocalista da Banda The Baggios, Julio Andrade, também estava muito satisfeito com a recepção do público na festa. Para ele que se apresentou com sua banda no palco da Arena em 2011, subir ao palco principal é uma demonstração de que, acima de tudo, tocar na Arena Multicultural foi uma forma de aprendizagem.

“Acredito que chegar ao palco principal foi uma forma de reconhecimento, afinal, 2011 foi um ano muito promissor para a banda. Ficamos muito felizes, pois estamos em uma estrutura maior, em um palco maior e isso tudo é muito bacana. Mas acima de tudo, acredito muito na ideia da Arena, pois é uma forma de dar ainda mais oportunidade aos novos grupos, mostrando-os ao grande público e dando uma oportunidade que poucas vezes não temos”, destacou Julio.

Reconhecimento

O público que se acumulava em frente ao palco da Arena Multicultural se surpreendia com o som dos sergipanos da Karranka, Snooze e Maria Scombona. O estudante Marcos Santana, exemplo, elogiou a bastante participação da banda Karranka na festa. “Não conhecia o trabalho da banda e gostei muito do som que eles produzem. É muito bom termos bandas sergipanas aqui, principalmente porque diversifica a programação e nos mostra o que é produzido da música sergipana”, frisou o jovem.

Quem também estava bastante entusiasmada com as apresentações era o funcionário público, Marco Aurélio. Ele que curte o som da música local, e, inclusive, é pai de um dos músicos da The Baggios, não escondia seu contentamento em ver artistas sergipanos com um lugar de destaque na festa. “Sempre que posso acompanho as apresentações de bandas locais, pois curto muito o som da Maria Scombona e claro, da The Baggios. Acredito que o espaço que eles tem no Verão Sergipe é muito valioso e que merece todo o reconhecimento”, pontuou.

Realização

O Verão Sergipe é uma iniciativa do Governo do Estado, sob coordenação da Secretaria da Cultura (Secult), e apoio das Secretarias de Estado da Comunicação (Secom), do Turismo (Setur), do Esporte e Lazer (Seel), da Segurança Pública (SSP), da Saúde (SES), da Infraestrutura (Seinfra) e Planejamento (Seplag). O Banco do Estado de Sergipe (Banese) patrocina o evento, que também conta com o apoio cultural da Ambev e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.