[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os 90 integrantes da banda marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental Laonte Gama da Silva, localizada no bairro Santa Maria, festejaram com entusiasmo o resultado do XIII Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras, realizado no último dia 19, na cidade de Tatuí/SP. Reunidos na quadra esportiva da unidade escolar na tarde de ontem, 23, a equipe foi homenageada pela secretária Municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, que os parabenizou pela conquista do 4º lugar na linha de frente e do 5º lugar nas categorias musical, apresentação e baliza.

“A banda está de parabéns pelo excelente desempenho no concurso e, sobretudo, pelo rendimento escolar que acompanha tal sucesso. Tenho certeza que este foi um investimento dedicado à educação e a formação cidadã de jovens capazes de superar grandes dificuldades sociais”, declarou a secretária, que não hesitou em disponibilizar todos os recursos necessários para a viagem do grupo a São Paulo.

A participação dos alunos no concurso nacional provém do resultado da primeira colocação da etapa sergipana do I Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras, que aconteceu no final do mês de outubro, na praça Fausto Cardoso, centro da capital. Os critérios analisados para esta competição abrangeram a qualidade dos uniformes, o alinhamento do grupo, execução dos dobrados, a marca e a comissão de frente.

Em São Paulo, os estudantes disputaram com mais seis adversários a premiação na modalidade sênior banda marcial e obtiveram pontuações satisfatórias, a exemplo dos 160,5 pontos adquiridos no 4º lugar na linha de frente, enquanto que o primeiro colocado, uma banda do Espírito Santo, obteve 165,5 pontos.

De acordo com o coordenador geral da escola, Gicelmo Albuquerque, o resultado positivo se deu em virtude do interesse dos alunos em participarem ativamente do projeto educativo “Música na Escola”, no qual são desenvolvidas, desde 2001, as oficinas de violão, flauta e outros instrumentos musicais.

“Foi a primeira vez que a escola participou de competições em nível estadual e nacional. Através desses desafios, foi constatada a eficácia do trabalho educativo e artístico desenvolvido pelos professores da Emef. Laonte Gama, bem como dos técnicos da Secretaria Municipal da Educação, sempre empenhados em nos auxiliar”, concluiu o coordenador.

Como um dos critérios estabelecidos pela comissão organizadora do XIII Congresso Nacional de Bandas e Fanfarras é premiar em Brasília somente as bandas que ficaram em primeiro e segundo lugar, os estudantes da Emef. Laonte Gama da Silva receberão o troféu da Federação de Bandas e Fanfarras do Estado de Sergipe no mês de dezembro, cuja data ainda será definida. Na ocasião, toda a comunidade do bairro Santa Maria terá a oportunidade de prestigiar mais uma vez o desfile da banda marcial.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.