[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Após a solenidade oficial de abertura da VI Conferência Municipal de Assistência Social de Aracaju, que está sendo promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), os trabalhos regulares do evento prosseguiram com a palestra de Ademar Marques, membro titular do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), que fez uma abordagem sobre o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), falando sobre os “Compromissos e Responsabilidades para assegurar Proteção Social pelo Sistema Único da Assistência Social”.

Ademar Marques elogiou a organização da Conferência de Aracaju, observando que eventos desse porte são de grande importância para traçar novas diretrizes na política de assistência social no país. “Estamos vivendo aqui um momento do exercício da democracia participativa, onde o poder público e a sociedade estão sendo convocados pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) para o exercício dessa democracia. São essas oportunidades que temos para avaliar e estabelecer diretrizes para essa política da assistência social e é o Brasil todo que está sendo mobilizado para que esses direitos sejam cumpridos”, analisa o conselheiro.

Segundo Ademar Marques, nunca existiu uma política que avançasse tão rapidamente, apenas em dois anos de implementação, quanto o SUAS. “E isso está acontecendo porque há um comprometimento da sociedade de transformar a assistência social em uma política de estado, que reconhece o direito do cidadão. E o que deve acontecer é isso que estou vendo aqui: o usuário ser ator nessas discussões”, complementa Ademar.

O conselheiro do CNAS, conhece a realidade de Aracaju e demonstrou satisfação com os avanços conquistados pela população e com o empenho da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania na implementação da assistência social enquanto política de direito. “Aracaju tem demonstrado essa política de fato”, diz. “Este município vem mostrando seu compromisso para a implementação do SUAS. O Conselho Municipal de Assistência Social está exercendo o seu compromisso e, tenho certeza, que essa VI Conferência vai apontar novos desafios e dificuldades para que cada dia mais possamos avançar”, completou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.