[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O relógio do Mercado Antônio Franco foi reformado e está funcionando desde o último final de semana. Na reforma, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) fez reparos não só no mostruário – desgastado pela ação do sol e da chuva –, mas também na parte interna, com a troca de peças da engrenagem e conserto dos ponteiros.
De acordo com diretor de Abastecimento da Emsurb, Antônio Carlos Mota, os ponteiros, por exemplo, foram reajustados e calibrados de acordo com o peso. “O ajuste dos ponteiros é milimétrico. Por diferença de um grama eles podem apresentar falta de sincronia e, por conseqüência, podem ocorrer atrasos”, explicou. Na parte da engrenagem, foi feita a troca de algumas peças que estavam deterioradas e uma limpeza geral, com a lubrificação inclusive.
Os mercados Antônio Franco, datado de 1926, e Thales Ferraz, inaugurado em 1949, foram recentemente recuperados conforme o projeto original e transformados em centro comercial e cultural, abrigando lojas de produtos artesanais e típicas da região, restaurantes e bares. Ao longo do tempo, eles influenciaram a cultura sergipana, cantados em músicas como “Mercado Thales Ferraz”, do compositor Alcides Melo.
Junto com o novo Mercado Albano Franco, construído em anexo, o complexo dos mercados municipais constitui-se num importante centro cultural, reunindo num só lugar história, tradição, artesanato, culinária típica e centro de abastecimento. O relógio do Mercado Antônio Franco é um dos mais expressivos cartões postais da cidade, servindo inclusive de orientação para a população que freqüenta o centro comercial.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.