[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A primeira etapa da reforma estrutural do Hospital São Vicente de Paulo, em Tobias Barreto, tem previsão de término já para o mês de julho. A unidade é referência para a cidade e também para alguns municípios baianos que fazem divisa com o Estado.

Segundo a assistente técnica Zaira Góis, as melhorias na cozinha, recepção, parte elétrica, calçamento, passarela do necrotério, sala de Raio-X e de estabilização, estão sendo feitas de maneira emergencial para que o atendimento na unidade mantenha o fluxo normalizado, com maior espaço e qualidade.

“Mesmo com as obras em andamento, a unidade continua atendendo normalmente. Os casos de média e alta complexidade são encaminhamos para o Hospital Regional de Lagarto e para o Hospital de Urgência de Sergipe, respectivamente”, explica.

“Já realizamos a pintura de toda a unidade e reforma nas salas, que estão nesta primeira etapa. Estamos em fase de acabamento da cozinha, pavimentação e área externa. E estamos em andamento com a obra que vai ampliar os leitos de estabilização”, explica Alberto Barreto, coordenador de infraestrutura da FHS.

Hoje, o Hospital de Tobias Barreto atende os casos de Clínica Médica de baixa complexidade. De janeiro até a primeira semana de junho, foram realizados 19.662 atendimentos, sendo 80% deles relativos à Atenção Primária e 40% destes, de pacientes vindos das cidades de Itapicuru e Lagoa Redonda, municípios da Bahia.

“Sabemos da importância desta obra para a região. O hospital é mais uma ação do que o Governo do Estado vem fazendo para melhorar a assistência em Saúde na localidade. Essa primeira etapa da obra inclui também equipamentos como raio-x, ventilador pulmonar e mesa obstétrica, que já estão no local. O Hospital reforça o conjunto de ferramentas já implantado pelo Governo, a exemplo da base do Samu, o Centro de Especialidades Odontológicas e a Clínica de Saúde da Família”, relata a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos.

A coordenadora técnico-administrativa, Leilane Vasconcelos, mostra que o mês de maio bateu o recorde de entradas na unidade.

“Normalmente, a média mensal é de 3.500 pacientes. Mas, no último mês, chegamos ao número de 4.500 entradas. A maioria dos casos foi por infecção respiratória em crianças, além dos acidentes de trânsito envolvendo motocicletas e violência”, revela.

A dona de casa Redinalva Santos, 24, buscou ajuda no Hospital São Vicente de Paulo.  Ela precisou levar a filha Carol Santana, de apenas três anos, para a nebulização por ter passado mal na noite anterior. “Sempre que preciso de ajuda médica, procuro esta unidade por ter um bom e rápido atendimento, remédios e profissionais. Só precisei procurar o Hospital de Lagarto para ter minhas outras filhas. No cotidiano, encontro solução por aqui”, relata.

Hospital Local

A superintendente da unidade, Alexandra Nogueira, ressalta as melhorias na reforma. “Antes de 2009, a unidade era chamada de Associação de Caridade São Vicente de Paulo. Com a administração da FHS, novas portas de entrada no atendimento foram abertas e integramos a rede hospitalar de Sergipe”, garante a superintendente.

Para dona de casa Redinalva Santos, a reforma trará mais comodidade na hora de buscar o serviço de Saúde. “Não vamos nos deslocar para outro lugar. Aqui temos todo atendimento necessário”, almeja.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.