[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), acaba de adquirir 20 telepluviômetros. Os aparelhos irão emitir, via satélite, juntamente com as Plataformas de Coleta de Dados (CPD), do Centro de Meteorologia (Cemese/Semarh), informações inerentes à incidência de chuvas e  umidade do solo de cada um dos 75 municípios do estado. 

As informações do telepluviômetro lançadas com as plataformas garantem segurança na avaliação das condições ambientais, recursos hídricos e prevenção de catástrofes provocadas pelo clima.  De acordo com o meteorologista do Centro de Meteorologia da Semarh, Overlad Amaral, com os aparelhos amplia-se a malha de cobertura no estado.

“Com os aparelhos haverá uma melhoria no monitoramento do clima, em especial das chuvas em todo o estado. Com a distribuição dos aparelhos entre as plataformas a densidade de cobertura de chuvas será mais pontual, mais precisa”, avalia o meteorologista.

Plataformas

No total, Sergipe já possui 13 plataformas de coletas de dados. As estações meteorológicas funcionam em Carira, Poço Verde, Poço Redondo, Nossa Senhora da Glória, Riachão do Dantas, Simão Dias, Japaratuba, Itabaiana, Estância, Itabaianinha, Propriá e Brejo Grande.

Bacias

Outra peculiaridade quanto às estações é que elas estão situadas em um eixo acompanhando as principais bacias hidrográficas do estado, visando monitorar a condição dos recursos hídricos disponíveis à população. “Poderão ser observados ainda os índices das águas das bacias, derivando-se a oferta de água, como o seu uso na agricultura”, acrescenta Overland.
 
O posicionamento das estações acompanham as bacias hidrográficas dos rios Japaratuba, Sergipe, Vaza-Barris, Piauí, Real e a do rio São Francisco.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.