Rede de Atenção Psicossocial da PMA é modelo
A REAP é fruto da substituição dos hospitais psiquiátricos por uma nova forma de cuidado. “São serviços de saúde que cuidam de portadores de transtornos mentais, que anteriormente eram tratados em manicômios e clínicas psiquiátricas. Damos suporte e produzimos saúde”, ressalta a coordenadora da Rede e psicóloga, Camille Arruda.
Somente com os Caps, a Rede Psicossocial atende hoje cerca de 1400 usuários. São pessoas beneficiadas pela SMS por não terem estrutura familiar com condições suficientes para mantê-los. Os Caps estão à disposição da população diariamente, inclusive nos finais de semana, e funcionam 24h. Por meio deles, são contemplados públicos distintos. “Temos um Caps para criança e adolescente, outro para dependentes de álcool e drogas e três para quem tem distúrbios psicólogos e neuroses graves”, diz Camille.
Nos próximos meses, um novo Caps deverá ser inaugurado pela PMA. É o da Zona Norte, localizado no bairro Cidade Nova e que também irá atender pacientes com transtornos psíquicos. Para isso, será disponibilizada uma equipe multidisciplinar, formada por psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, arte-educadores e professores de Educação Física.
Referências Ambulatoriais
Para contemplar usuários com casos de problemas mentais de menor gravidade, que não demandam o cuidado dos serviços especializados, a REAP mantém referências ambulatoriais em Unidades de Saúde da Família (USF). Nelas, trabalham equipes com psiquiatra, psicólogo e assistente social. Um exemplo de atendimento nesses ambulatórios pode ser o caso de um cidadão com depressão leve, que embora não esteja inabilitado de conviver normalmente na sociedade, sente-se incomodado no dia-a-dia.
Residências terapêuticas
Em residências comuns espalhadas por Aracaju, a Rede de Atenção Psicossocial ainda dá assistência a pessoas que durante anos estiveram internadas em clínicas psiquiátricas e quando saíram desses locais não tinham mais para onde ir, pois perderam todos os vínculos familiares. Em cada residência moram seis usuários que recebem cuidados de profissionais contratados pela PMA.
Além disso, a REAP também atua de forma atrelada a uma rede hospitalar. Dessa forma, a PMA tem total interface com a Clínica São Mateus e a Casa de Saúde Santa Maria, instituições nas quais são atendidos pacientes que procuram a SMS.
Veja mais…
Rede de Urgência e Emergência da PMA auxilia aracajuanos em várias frentes[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]