[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Todos os dias, bilhares de pessoas realizam atividades cotidianas que envolvem o uso da água. No entanto, a relação entre a utilização diária do líquido essencial à vida e a real situação de poluição e esgotamento das reservas, quase nunca é realizada de forma consciente pela maioria. No último dia 22 de março foi comemorado o Dia Mundial da água, e a importância da correta utilização dos recursos hídricos foi amplamente discutida pela população mundial. Pensando em prolongar o diálogo acerca do tema e criar um momento de análise e reflexão pelo público sergipano, o Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS), realizará, no dia 31 de março o workshop Saber Água – SE, no auditório da Sociedade Semear.

Durante o workshop serão apresentados e discutidos dados inéditos e atualizados sobre as águas das bacias hidrográficas de Sergipe. De acordo com a coordenadora do evento, a pesquisadora doutora Maria Nogueira Marques, as informações que serão apresentadas se constituem em uma importante contribuição para o gerenciamento e monitoramento da qualidade da água e da situação das bacias.

O encontro será voltado para representantes de concessionárias de água e esgoto, membros de agências ambientais municipais e estaduais, representantes de comitês de bacias hidrográficas, além de pesquisadores, professores e alunos. São 200 vagas, que deverão ser preenchidas através de inscrição no site do ITPS (http://www.itps.se.gov.br).

Águas sergipanas

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), apenas 0,008% da água encontrada no planeta é potável (própria para consumo), e, cada vez mais, grande parte das fontes – rios, lagos e represas – está sendo contaminada pela ação do homem. Em Sergipe, uma pesquisa realizada pelo laboratório de Química de Água do ITPS analisa a qualidade das águas superficiais das seis bacias hidrográficas do estado, através de amostras colhidas nos rios: São Francisco; Japaratuba; Sergipe; Vaza-Barris; Piauí; e Rio Real. Ainda de acordo com Maria Marques, que também coordena a pesquisa,o objetivo é montar um banco de dados com informações completas a respeito das águas brutas dos rios do estado, as quais, mediante avaliação e aprovação, servirão para captação, tratamento, e utilização nas residências.

O auditório da Sociedade Semear, onde ocorrerá o workshop Saber Água – SE, se localiza na rua Vila Cristina, nº 148, no bairro São José, e mais informações podem ser adquiridas pelo número (79) 3179-8090. Abaixo segue a programação completa do evento:

Programação

08h: Abertura.
08h30: Matéria Orgânica Natural nas Bacias Hidrográfica do Estado de Sergipe.
Prof. Dr. José do Patrocínio Hora Alves.
Diretor Presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe – ITPS e Professor do Departamento de Química da Universidade Federal de Sergipe – UFS.
09h10: Gestão dos Recursos Hídricos no Estado de Sergipe
Eng. Ailton Francisco da Rocha. ou João Carlos S. da Rocha
Superintendente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semarh
09h50: Sessão de Perguntas
10h10: Intervalo
10h30: Métodos analíticos modernos para análise de poluentes orgânicos em água
Prof. Dr. Haroldo Silveira Dórea
Professor e Chefe do Departamento de Química da Universidade Federal de Sergipe – UFS
11h10: Composição da Água da Chuva na Região Urbana do Estado de Sergipe.
Profa. Dra. Elisangela de Andrade Passos
Professora do Departamento de Química da Universidade Federal de Sergipe – UFS.
12h00: Sessão de Perguntas
12h20: Intervalo para o Almoço
14h20: Amostragem e Preparo de Amostras – Uma visão Geral
Prof. Dr. Carlos Alexandre Borges Garcia
Professor do Departamento de Química da Universidade Federal de Sergipe e Responsável do Laboratório de Química Ambiental – LQA-UFS.
15h00: Hidrologia quantidade e qualidade da água no Estado de Sergipe
Engª Ana Paula B. A. Macedo – Engenheira Civil da Secretaria de Recursos Hídricos – SRH/SEMARH.
15h40: Índice de Qualidade das Bacias Hidrográficas de Sergipe
Dra. Maria Nogueira Marques
Pesquisadora DCR – CNPq do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe – ITPS.
16h20: Sessão de Perguntas
16h40: Entrega dos certificados

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.