[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Desativado desde à sua criação, em 1997, a Prefeitura de Aracaju deu posse ontem aos novos membros do Conselho Municipal de Turismo. Na mesma oportunidade, foi apresentado o projeto de revitalização da Orlinha do bairro Industrial, que vai transformar o local num dos pontos turísticos mais importantes do Estado. A reunião aconteceu ontem à tarde, dia 23, no palácio Ignácio Barbosa.
Participaram representantes de entidades ligadas ao setor, entre eles estavam o secretário estadual da Cultura e do Turismo, Fabiano Oliveira, o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens Secção Sergipe, Sérgio Oliveira e a vereadora Rivanda Farias.
Tomaram posse no Conselho 14 membros. “O objetivo é discutir políticas de incentivo ao turismo, bem como estabelecer um cronograma de prioridades para o desenvolvimento desse importante setor no município”, afirmou o coordenador especial de Turismo da prefeitura, Lealdo Feitosa. O prefeito em exercício, Edvaldo Nogueira, assinou o termo de posse dos membros.
Durante a ocasião, a secretária municipal de Planejamento, Lúcia Falcon, apresentou o projeto de revitalização da Orlinha do bairro Industrial. Os membros do Conselho conheceram a 1ª etapa da proposta. Segundo Lúcia Falcon, o local é uma das áreas de interesse urbanístico mapeados pelos técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento. “Esta é uma iniciativa antiga do prefeito Marcelo Déda desde a época em que foi Deputado Federal e conseguiu criar uma emenda para liberação de recursos”, ressaltou a secretária.
A 1ª parte, que contempla toda a área próxima ao rio Sergipe, prevê a urbanização e melhoria das condições de moradia da comunidade. “Nossa preocupação não é só criar um ponto turístico, mas, sobretudo reeducar os moradores no sentido de preservar o patrimônio histórico e o meio ambiente”, afirmou Lúcia Falcon.
Mais de R$ 1,9 milhão será investido para restaurar todo o patrimônio histórico, urbanizar a orla e criar pólos para desenvolver as atividades dos pescadores, como a construção de pequenas embarcações e treinamento. O turista que visitar Aracaju poderá reviver um pouco da história de Sergipe com o “museu da indústria” que será construído no bairro. Mais dois restaurantes, 16 boxes, um Pier Catamarã e arborização de toda área ampliarão as possibilidades de desenvolvimento da população local. “Haverá um Box para os pescadores confeccionarem e venderem redes e produtos de pesca”, acrescentou a secretária.
“O projeto vai mudar radicalmente a área, mas preservando as características e estruturas originais do bairro”, avaliou Lealdo Feitosa. A previsão é que as obras comecem no início do próximo ano e, até o final do primeiro semestre de 2002, esta primeira etapa esteja concluída.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.